20 de abril de 2010

Especial Fórceps - Mais cobertura Conexão Vivo - 10 anos

O Coletivo Fórceps enviou ao Conexão Vivo dois representantes para conferirem os shows de sábado. Veja logo abaixo o relato de Paim sobre a noite.



17/04 (3º DIA) - Parque Municipal
Texto por Paim

Com Babilak Bah e Chico Corrêa, começou o primeiro sábado do Conexão 2010. Ainda não tão cheio como os sábados das edições anteriores, a noite que tinha a banda Eddie como a principal atração, se iniciou com a surpreendente perfeita fusão do percussionista mineiro que tira som de enxada com o paraibano que faz côco eletrônico. Ritmo é ritmo.

Em seguida, Rômulo Fróes destila sua “nova fase” acompanhado de uma banda mais roqueira que a anterior. O show de Fróes e as mais de 33 canções de No chão sem o chão o apontam como um dos compositores retratos da atual geração da MPB: engajado, não necessariamente político (a política talvez esteja na estética), militante até demais pela música brasileira e sem nenhuma bandeira anti ou reverente a qualquer geração ou corrente musical.





Em seguida, Flávio Henrique carrega para o palco uma geração de artistas mineiros e à medida em que soltam suas canções percebemos o quanto estamos mais dentro dela do que achamos. Flávio e Pedro Morais, Juliana Perdigão, Thiago Delegado, Warley Henrique, Mariana Nunes, Kadu Vianna, Elisa Paraiso, Lucas e Vitor Santana têm suas composições cantadas por vários dos presentes e celebramos assim o mérito da MPB mineira, acima de outros estilos do Estado. Mais talento? Talvez não. Mais profissionalismo.
Chega o Eddie e a casa viria abaixo se estivéssemos em uma casa. O rock marchinha da banda pernambucana transforma a grama do parque em um carnaval (inferno) e o sucesso da banda funciona como uma injeção ânimo nos iniciantes da cena rock. O Eddie tem vinte anos de estrada e sua música nunca foi tão aclamada. Conversas como “à frente do tempo”, “lugar certo, hora certa” e “fortalecimento da cena musical recifense” vêm à cabeça. Não só a música do grupo é contagiante mas também sua história e seu reconhecimento.



Em breve estará disponível o podcast Fórceps Especial com a cobertura do Conexão Vivo 2010 pelo Conector.

Nenhum comentário: