18 de abril de 2010

4instrumental e Fórceps são destaques na Folha de Sabará

Reprodução do texto

A banda saberense 4instrumental vem levando o nome da cidade para alguns dos principais palcos do Brasil. Desde 2008, quando foi formado, o grupo fez dezenas de shows em várias cidades do Estado, dividindo o palco com grandes nomes da música nacional como Uakti, Macaco Bong e Sepultura e se apresentando para plateias de até cinco mil pessoas. O reconhecimento veio rápido e em 2009 o 4instrumental ficou em sexto lugar como melhor banda mineira em uma eleição promovida pelo site cultural Mixsórdia. No mesmo ano, o grupo foi eleito pelo coletivo cultural Pegada (BH) como dono do melhor show em Minas Gerais.

Com apresentações marcadas até outubro, o 4instrumental agora se prepara para estrear fora do Estado em grande estilo. O grupo será uma das atrações da Virada Cultural de São Paulo, um dos maiores eventos do Brasil, que promoverá mais de 100 shows, entre eles alguns de nomes nacionalmente conhecido como Pitty, Zeca Baleiro e o espanhol Manu Chao, durante 24 horas entre os dias 15 e 16 de maio. Segundo os integrantes do 4instrumental, o convite para tocar em um evento desse porte é resultado de todo trabalho desenvolvido nos últimos dois anos e reflete o bom momento do grupo e da cena musical independente local e nacional. "Viemos pensando em um planejamento a longo prazo. Tocamos em dez cidades de Minas e fomos formando público e conseguindo espaço na mídia por onde passamos. O resultado é que cada vez mais o trabalho é reconhecido e os convites para novos shows aumentam. Acho que o show na Virada Cultural é resultado desse esforço em estar sempre circulando”, afirma Tiago Salgado, tecladista da banda.

Agenda cheia

Embora ainda não tenha lançado nenhum disco, a demanda por shows da banda se torna cada vez maior em várias cidades. Na agenda do grupo já estão confirmados shows até outubro em várias cidades como Belo Horizonte, São Paulo, Sabará, Montes Claros e até na longínqua Cuiabá.

Trabalho coletivo

O segredo para o sucesso do grupo é simples, mas requer dedicação. O 4instrumental faz parte de uma nova leva de bandas que surgiram no fim da década passada que entendem as mudanças no cenário musical brasileiro e mundial após a popularização da internet. Em vez de esperar por uma gravadora ou por um empresário, o grupo se integrou ao coletivo cultural Fórceps, um grupo que reúne comunicadores, artistas e produtores culturais da região com o objetivo de fomentar a cultura local e ao mesmo tempo ligá-la em rede ao que é feito no resto do país. O resultado é que o trabalho desenvolvido de forma coletiva envolve profissionais de várias áreas ajudando no posicionamento do grupo dentro da cena musical.

Desde que foi formado em 2007, o Fórceps já realizou vários festivais e eventos levando à Sabará mais de 30 grupos de outras cidades e Estados, ao mesmo tempo em que abriu espaço para músicos locais se destacarem no cenário da nova música brasileira. Além disso, o Fórceps hoje possui uma rede que engloba 3 festivais, programa de rádio que transmite shows ao vivo pela internet, web tv, equipe de fotografia, de produção, de sonorização, assessoria de imprensa, cineclube, diversos blogs, páginas no Myspace, Twitter, Orkut e outras mídias sociais. Todo esse aparato está ligado em rede com um circuito estadual e nacional, do qual fazem parte outros 44 coletivos de cultura. Dessa forma, tudo o que o coletivo produz hoje ganha automaticamente espaço em todo o país através da internet dando visibilidade à cidade e a sua produção cultural.


Para saber mais sobre o 4instrumental:

www.myspace.com/4instrumental
http://4instrumental.blogspot.com/
www.twitter.com/4instrumental
4@forceps.com.br

Nenhum comentário: