15 de junho de 2009

4 ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, chega a sua quarta edição com uma proposta totalmente inédita no circuito de festivais e mostras com foco no patrimônio cinematográfico brasileiro e se reafirma como instrumento de preservação, restauração, memória, identidade. O destaque é a produção histórica dos anos 70, quando o cinema brasileiro conheceu seu maior sucesso junto ao público. Esta edição irá focar a representação das Mulheres dos Anos 70 e toda forma de distribuição da época. A grande homenageada será a atriz e cantora Zezé Motta cujo maior sucesso da época, Xica da Silva, será o filme de abertura.

O festival integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil e promove a interação de distintas culturas, de correntes de pensamento, de formatos e mescla em um ambiente as mais diferentes linhas de produção cinematográfica. Serão exibidos este ano 71 filmes – longas, médias e curtas, digitais e em película, em 31 sessões distribuídas por três diferentes espaços da cidade.
cena de houve uma vez dois verões do diretor Jorge Furtado
A CineOP acontece entre os dias 18 e 23 de junho de 2009 e conta com a participação de renomados produtores, atores e estudiosos do cinema nacional e internacional. Na grade da programação, além das exibições de filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, oficinas, seminário, debates, Encontro Nacional de Arquivos, a 4ª CineOP reúne e promove também uma programação intensa e gratuita de outras manifestações da arte – cortejo, exposição, artes plásticas, lançamento de livros e shows.
O Que: A 4ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto
Onde: Ouro Preto – MG
Exibições em três espaços da cidade – o Centro de Convenções, onde será instalada a sede do evento e o Cine-Teatro (500 lugares); a Praça Tiradentes, com o Cine-Praça (1000 lugares) e o precioso Cine Vila Rica (500 lugares), fundado em 1957 e, ainda hoje, uma referência entre as salas de exibição que resistiram ao tempo no interior de Minas Gerais.
Quando: de 18 a 23 de junho

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público

Nenhum comentário: