17 de setembro de 2010

Um pouco do festival transborda!

Fórceps é um dos vários coletivos que estão ocupando BH nesta semana por conta do Festival Transborda e do Congresso Regional fora do Eixo. Devido à intensa grade programática, ainda não estamos postando a cobertura do nosso coletivo, mas para que vocês possam saber um pouco do que está rolando, segue um texto redigido pelo Ney Hugo, integrante do Espaço Cubo e da banda Macaco Bong, que foi um dos oficineiros:


Transbordando - #Midialivrismo em Belo Horizonte!

Estamos em Belo Horizonte, terra do Coletivo Pegada, e agora terra do Transborda, o festival que o coletivo produz para ocupar BH e principalmente questionar perante os cidadãos belorizontinos do porquê das riquezas culturais estarem pouco valorizadas. O festival tem essa abordagem, esse transbordar, essa inundação da cultura de BH e do Brasil transbordando pelos poros da cidade.

Os dias, os trabalhos, diálogos, debates e “transbordagens” ja estão bem intensos. Veja abaixo a oitava edição do Bit, o programa de audiovisual de 140 segundos, idealizado pelo núcleo de audiovisual do FEM (Fora do Eixo Minas).

O festival teve início logo na segunda feira, com a realização de várias oficinas. Uma delas foi a de #midialivrismo, ministrada por 3 membros do Centro Multimídia Fora do Eixo: Ney Hugo (Espaço Cubo, Cuiabá-MT); Camila Cortielha (Pegada, BG-MG); Rafael Rolim (Massa Coletiva, São Carlos-SP).

A oficina acontece durante todo o festival e consiste no seguinte: um dia de conversa e contextualização sobre #midialivrismo. Um dia de sistematização da equipe; e de agora em diante é só prática. Os participantes da oficina se estimularam bastante com a liberdade de criação e gestão que receberam.

Além da oficina de mídia livre, teve uma outra de grande importância para a comunicação: "Inferninhos e Afins: Por que eles precisam de nós?" ministrada pelo 45 Jujubas.

Essa trata da importância da criatividade na criação de identidade visual.

Outra de grande importância foi a de Gestão de Eventos Sustentáveis, com a educadora ambiental Maíra Miller, integrante do Coletivo Peleja, de Patos de Minas. Clique aqui e leia a cobertura feita por participantes da oficina #midialivrista.

Nesta quarta feira teve início o Congresso Fora do Eixo Minas/Espírito Santo, o lançamento oficial do Festival Transborda e um show com a banda instrumental DiBigode, que ainda contou com intervenções teatrais do #Aborda.

veja algumas fotos:

Show do Dibigode e intervenção do Aborda
Congresso Fora do Eixo
Público da abertura do Transborda

Nenhum comentário: