22 de setembro de 2010

Pcult Sabará realiza sua 2ª reunião

Continuando a contextualizar os últimos acontecimentos, um dia após a Noite Fora do Eixo de Setembro, precisamente no dia 11/09/2010, a Casa José de Figueiredo Silva recebeu a 2ª reunião do Pcult Sabará, que teve um quorum interessante de 15 pessoas em média, sendo que a maioria não estava presente na primeira reunião. A reunião durou quase 3 horas. 

Tentando avançar nos processos e nas articulações, os participantes debateram sobre as principais pautas, estas o conselho municipal de cultura e o fundo municipal de cultura. Um diálogo sobre ocupação de espaços sabarenses também permaneceu nas falas de todos. Foi um momento para conhecer e integrar mais agentes à esta plataforma que visa dar suportes às carências e mazelas da cultura. Outras pautas também foram discutidas e analisadas pela roda debatedora.

O Pcult é um movimento nacional  que há alguns meses ocupa a agenda política de agentes culturais e políticos que abraçam a bandeira da cultura. Um enorme e produtivo circulo de debates vem acontecendo acerca de todo território de forma cada vez mais coerente e servindo como aliança entre artistas e articuladores culturais. 

Conheça mais do pcult e de suas propostas aqui.


Confira a ata resumida da Reunião do Partido da Cultura Sabará
Data 11/09/2010

Pautas

1 - Conselho de Cultura
2 - Fundo de Cultura
3 - Ocupação de espaços
4 - Festival permanente de cultura
5 - Seminário de Cultura (* Pauta incluída por Paulo durante a reunião)

Presentes:
Denise (Teatro),
Leo Santiago (Fórceps),
Rubens (Psol),
Marcela (Fórceps),
João (Fórceps),
Mozart (Fundação de educação profissionalizante empresarial)
Sofia (Cantora/Fórceps),
Paulo Henrique (Ong Leão),
Warney (Psol),
Luciene (Affas),
Ana (Psol),
Valdo (Psol),
Artur (Psol)
Celso (Psol)
Fábio Ferrer (Patrimônio Histórico/cinema)


1 - Conselho de Cultura
Foram colocadas algumas dúvidas com relação ao Conselho de Cultura e Leo ficou encarregado de solicitar que Kelly (prefeitura) esclareça as dúvidas:
-  Sobre o voto de minerva no conselho: Foi discutido o risco de que o voto de minerva do Conselho fique na mão da prefeitura. Embora o conselho seja paritário (sociedade civil e poder público) a posição da prefeitura prevalecerá caso ela tenha o poder de desempatar votações através do voto de minerva. A sugestão apresentada é que esse voto não seja da prefeitura e possa ficar na responsabilidade de outro órgão, talvez do Ministério Público.
- Sobre o critério de escolha dos representantes indicados pelas entidades na assembléia geral: Os representantes terão que apresentar currículo de forma a comprovar a experiência e capacidade do mesmo para assumir o cargo?
- Presença do poder legislativo no Conselho: As das cadeiras reservadas para o poder público serão ocupadas também pelo poder legislativo?

2 – Fundo de Cultura
Foram colocadas algumas dúvidas com relação ao Fundo de Cultura e Leo ficou encarregado de solicitar que Kelly (prefeitura) esclareça as dúvidas. Verificou-se a necessidade de fazer com o Fundo de Cultura o mesmo processo que estamos fazendo com o Conselho de Cultura: 
Buscar informações junto a prefeitura, obter a lei que criou o fundo, verificar qual a atual situação dele (se está implementado ou não) e distinguir questões relativas ao fundo, como as relações entre fundo/subvenção, fundo/repasse de verbas federais, fundo/editais para projetos da sociedade.

3 – Ocupação de Espaços
A necessidade de se ocupar espaços públicos foi discutida e um grupo de trabalhos foi formado para analisar locais e planejar ações a serem realizadas 
O grupo de trabalho é formado, até o momento, por: 
Paulo Henrique, Zé Patrício, Denise, Sofia.

4 – Festival Permanente de Cultura
Essa Pauta foi adiada (até porque quem a propôs não estava presente)

5 – Seminário de Cultura 
Proposta de realização de um seminário para discutir questões cultuais, como por exemplo assuntos com os quais apresentamos dúvidas como o Fundo de Cultura, o Conselho de Cultura etc. O planejamento dessa ação terá continuidade na lista e nas próximas reuniões


Nenhum comentário: