23 de setembro de 2010

I Seminário Regional Patrimônio Cultural RMBH



Encontro destinado a discutir e compartilhar as políticas de patrimônio desenvolvidas pelos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e as tendências atuais em concepção e gestão da memória e do patrimônio cultural.

Público-alvo: Gestores governamentais e não-governamentais (mercado e sociedade civil organizada) dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, educadores e demais interessados.

Municípios parceiros: Belo Horizonte, Brumadinho, Capim Branco, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Itaguara, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Sabará, Santa Luzia, Rio Acima.

Datas: 23, 24 e 25 de setembro de 2010.

23 de setembro - Abertura

Local: Auditório da PUC Minas Campus Betim – Rua do Rosário, 1081, Angola – Betim - MG
Horário: 18h às 22h

18 h – Acolhida e credenciamento
Exposição de banners e stands no hall de entrada e do auditório da PUC Minas Betim
Intervenção cultural (Peça teatral - Santa Luzia)

19 h – Composição de mesa e fala de acolhida das autoridades representantes dos municípios envolvidos

20 h – Conferência de Abertura: Professor José Osvaldo Lasmar (Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte).

21h30 – Coquetel / intervenção cultural

24 de setembro – Mesas Temáticas: Novas abordagens em patrimônio cultural

Local: PUC Minas Campus Betim
Horário: 18h às 22h


18h – Acolhimento, visitação às exposições e intervenções culturais
1.Turma do Contagito, Contagem.
2.Guarda de Congo de Santa Efigênia de Brumadinho

19h às 22h

Intervalo e intervenção cultural (Juatuba – Grupo de Dança Força e Equilíbrio) – 20h30 às 21h

Mesa 1 - Patrimônio Arqueológico e Ambiental

Cástor Cartelle Guerra - Doutor em Morfologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Curador da coleção de paleontologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Conselheiro do Conselho de Política Ambiental de MG, Conselheiro da Fundação Zoobotânica, Membro titular da Fundação de meio ambiente do Estado de Minas Gerais e Presidente da Fundação Biodiversitas.

Miguel Ângelo Andrade – Chefe do Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas. Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental, com ênfase para áreas protegidas.

Mediador: Júnia Guimarães (Arquiteta Urbanista - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Artista Plástica - Escola de Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais; Pós-Graduada em Revitalização Urbana e Arquitetônica - Universidade Federal de Minas Gerais; MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental - Faculdades Oswaldo Cruz. Arquiteta Urbanista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Betim; integrante do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Betim - MG)

Local: Sala de Multimeios do Curso de Enfermagem – Prédio 4 – 80 lugares

Mesa 2 – Patrimônio industrial e ferroviário

Ronaldo André Rodrigues da Silva - Mestre em Administração pela UFMG e Máster em Conservación y Restauración del Patrimonio Arquitetónico y Urbano, pela Escuela Técnica Superior en Arquitectura de Madrid / Universidad Politécnica de Madrid (Espanha). Professor Assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro-fundador do Comitê Brasileiro para a Preservação do Patrimônio Industrial (TICCIH-Brasil), vinculado ao TICCIH - The International Commitee for the Conservation of the Industrial Heritage, órgão consultivo em patrimônio cultural e industrial do ICOMOS - International Council on Monuments and Sites (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Atualmente exercendo a Presidência do Comitê para o biênio 2009-2011. Membro associado da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e membro-fundador da Sociedade de Arqueologia Brasileira - Seção Sudeste (SAB-Sudeste).

Vânia Sufia de Lima – Historiadora e Geógrafa (FAFI-BH). Atua na Superintendência de Pesquisa do IEPHA/MG. Desenvolve o Projeto “Caminhos de Minas”, de pesquisa sobre as estradas de ferro em Minas Gerais.

Mediador: Rodrigo Cunha (Historiador e Superintendente da FUNARBE/Betim; Vice-presidente do Fórum Metropolitano de Dirigentes e Secretários de Cultura).

Local: Sala 102 – Prédio 3 da PUC Minas Betim – 60 lugares


Mesa 3 – Patrimônio (i)material: monumento, museu e paisagens culturais

José Newton Coelho Meneses - Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais e orientador pleno no Programa de Pós-Graduação em História, linha de pesquisa História Social da Cultura. Líder de grupo de pesquisa UFMG/CNPq (Elementos Materiais da Cultura e Patrimônio). Pesquisador com ênfase em História de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX, atuando principalmente nos seguintes temas: História Cultural da Alimentação, Economia e População, Manuais técnicos para o mundo rural, Ofícios mecânicos, elementos materiais da cultura e interpretação do patrimônio cultural.

Modos de fazer e a materialidade da cultura “imaterial”: o caso do queijo artesanal de Minas Gerais.

A partir da experiência da investigação sobre o modo de fazer queijo artesanal em Minas Gerais e do Dossiê Interpretativo dessa tradição, produzidos para o IPHAN, requisito para o registro dessa dinâmica como bem da cultura imaterial do Brasil, a comunicação reflete sobre a interpretação do patrimônio cultural e questiona-se a terminologia “imaterial” como nomeadora de um conceito. Evidenciam-se os riscos da dicotomia material/imaterial para a interpretação e o reconhecimento da memória construída socialmente, da dinâmica das tradições expressas nos fazeres cotidianos e da busca de instrumentos de salvaguarda para os bens culturais dessa natureza.

Ana Cecília Rocha Veiga - Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG. Doutoranda em Conservação pela Escola de Belas Artes da UFMG, com tese em gestão de projetos de museus e espaços de exposição. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo. Pesquisadora da Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação em Gestão e Tecnologia de Projetos. Membro da Rede de Museus da UFMG. Coordenadora do Museu da Escola de Arquitetura da UFMG. Arquiteta do museu do CEMEMOR - Centro de Memória da Medicina da UFMG.

Vanessa Barboza de Araujo: Graduada em História pela UFMG, é Coordenadora do Setor Educativo do Museu Histórico Abílio Barreto/Fundação Municipal de Cultura/Prefeitura de Belo Horizonte. Apresentará o trabalho “Museu Histórico Abílio Barreto: trajetória da instituição e atuação como museu da cidade de Belo Horizonte”.

Mediadora: Kelly Cardozo (Historiadora pelo UNI-BH; Especialista em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros pela Pontifícia Universidade Católica; Secretária de Desenvolvimento Social e Diretora de Patrimônio Cultural e Natural de Sabará; Presidente do Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural de Sabará; Presidente do Fórum Metropolitano dos Secretários e Dirigentes de Cultura da RMBH).

Local: Auditório da PUC Minas Betim – 120 lugares


Mesa 4 – Educação Patrimonial

Isabel de Fátima Rodrigues Silva - Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC-MG; jornalista, professora de Letras (Francês/Português), professora de Artes Visuais e bacharel em Desenho - pela UFMG; arte-educadora (Técnica de Nível Superior)  da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (FMC/PBH).

Keila Guimarães – Pós-graduada em História do Brasil Contemporâneo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Professora de História da Rede Estadual de Ensino de Belo Horizonte. Historiadora da Gerência de Difusão e Informação da Diretoria de Promoção do IEPHA/MG.

Naudiney de Castro Gonçalves - Especialista em patrimônio pelo Programa de Especialização em Patrimônio (PEP-IPHAN-UNESCO), mestrando em História na Universidade Federal de Minas Gerais na linha de História Social da Cultura e funcionário da Scientia Consultoria Científica no departamento de Educação Patrimonial. E Patrícia da Silva Hackbart - Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos , Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco/RJ. Foi bolsista do Instituto Anchietano de Pesquisas. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica, e em Educação nas áreas de História, Geografia e Sociologia. Atualmente é funcionária na Scientia Consultoria Científica, atuando na área de Educação Patrimonial. Apresentarão o trabalho "Patrimônio Cultural e Arqueologia Regional: interfaces entre os empreendimentos e as comunidades".

Mediador: Cleber Bispo dos Santos (Historiador e professor de história formado pela PUC/MG, Coordenador de Cultura de Florestal – MG, Membro da Diretoria do Fórum Metropolitano de Secretários e Dirigentes de Cultura)

Local: Sala de Multimeios do Curso de Fisioterapia – Prédio 12 – Entrada pela Rua Santos Dumont (rua próxima ao Ginásio Poliesportivo de Betim)

22h – Conexão do Seminário com o Projeto “Sexta Show” de Betim. Show de Kiko Zanbianchi. Casa da Cultura “Josephina Bento”, Praça Milton Campos – Centro – Betim.


25 de setembro – Sabará – MG

8h - Café-da-manhã. Intervenção cultural

9h – Conferência Magna - Os municípios na construção de espaços e memórias (Marly Rodrigues) - Tece considerações sobre o papel da memória na configuração da sociedade contemporânea e a convergência entre conceitos atuais e metodologias tradicionais de proteção ao patrimônio cultural; sugere reflexões sobre a redefinição de procedimentos técnicos, em especial no âmbito das ações municipais.

Professora Dra. Marly Rodrigues - Doutora, pela Universidade de Campinas, sob orientação do Prof. Dr. Edgar Salvadori de Decca. A tese foi publicada em 2000 sob o título Imagens do passado: a instituição do patrimônio em São Paulo: 1969 -1987. Desde 1982 desenvolve atividades profissionais em órgãos públicos de preservação do patrimônio cultural: Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo - Condephaat, historiógrafa e chefe do Grupo de Inventário da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico; Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, chefia da Seção Técnica de Levantamento e Pesquisa; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/SP, coordenadora da Divisão Técnica. Foi professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Participa do Curso Patrimônio Arquitetônico: preservação e restauro - UNICSUL/SP e é diretora de Memórias Assessoria e Projetos.

Mediadores: Ana Claudia Gomes e Adriana de Araújo Lisboa (Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da FUNARBE/Betim).

Local: Teatro Municipal de Sabará, R. Rua Dom Pedro II, S/N - Centro – Sabará – MG

Atividade Simultânea (Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Sabará)

9h – Oficina de Conservação de Acervo Fotográfico
Oficinistas: 25 (vagas preenchidas)
Material: Fotos coloridas, P&B, tiras de negativo
Local: Escola Estadual Professor Zoroastro Viana Passos – Praça Melo Viana, s/n, Centro – Sabará.
Oficineira: Jussara Vitória. Professora de Museologia e Conservação do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG.

12h - Almoço

14 h – Intervenção Cultural: Dança da Peneira (Brumadinho)

Painel: Políticas de patrimônio cultural na RMBH

Os municípios parceiros apresentarão sínteses das políticas de patrimônio desenvolvidas em seus respectivos territórios ou projetos específicos. Nos espaços externos da Escola, estarão expostos banners e stands dos municípios participantes.

Local: Escola Estadual Professor Zoroastro Viana Passos – Praça Melo Viana, s/n, Centro – Sabará – MG.


Sessões de Comunicação:

Sessão 1:

Carlos Roberto de Oliveira “Stan” – Acadêmico de Sociologia da Universidade Metodista de São Paulo. Repórter fotográfico e artista plástico, atua na área de patrimônio cultural da Prefeitura de Igarapé. Apresentará o Projeto de reconhecimento e difusão dos saberes e dos fazeres das mestras e mestres da culinária de Igarapé como processo de afirmação identitária da comunidade e o Festival de Culinária Tradicional “Igarapé Bem Temperado” (Igarapé)
Otília Sales Neta – Historiadora do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da FUNARBE/Betim. Apresentará a Gestão Contínua do Bem Imaterial “Reinado de Nossa Senhora do Rosário” (Betim)
Adriana Araújo Lisboa – Historiadora do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da FUNARBE/Betim. Apresentará o Projeto “Inventário Participativo do Patrimônio Cultural das Regionais Administrativas” (Betim).

Sessão 2:

Rodrigo Cunha – Superintendente da FUNARBE/Betim – O papel das políticas de memória e patrimônio cultural no âmbito das políticas públicas em cultura na RMBH.
Adebal de Andrade Júnior – Historiador da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural da Prefeitura de Contagem. Apresentará o Programa de Educação Patrimonial “Por Dentro da História” (Contagem)
Ana Claudia Gomes e Luiz Otávio Milagre de Assis – Historiadores do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da FUNARBE/Betim. Apresentarão o Programa de Educação Patrimonial Integrada “Memória para Todos” (Betim).
Cléber Bispo dos Santos – Historiador e Coordenador de Cultura da Prefeitura Municipal de Florestal. Apresentará o trabalho “A luta pela memória na construção da história local” (Florestal)


Exposições:
Acontecerão nos dias 23 e 24 de setembro nos espaços externos ao Auditório da PUC Minas Betim, e no dia 25 de setembro nos espaços externos da Escola Estadual Professor Zoroastro Viana, em Sabará.

Banners: Brumadinho, Capim Branco, Rio Acima, Betim, Esmeraldas.
Stands: Brumadinho, Capim Branco, Rio Acima
Vídeos: Igarapé, Betim, Contagem

Nenhum comentário: