17 de maio de 2010

Fórceps no lançamento do Coletivo À Margem

O coletivo Fórceps participou do lançamento do coletivo À Margem, em Itabirito. A banda Fofoca Erudita foi a representante sabarense da festa. As meninas foram muito bem recebidas conforme relato abaixo:


Do release (foto - coletivo À Margem)

Aconteceu no dia 6 de maio o lançamento oficial do coletivo cultural À Margem na Casa de Cultura Maestro Dungas, em Itabirito. O evento teve início com o pronunciamento do gestor cultural e jornalista Gilson Fernandes Antunes Martins, que explicitou sobre o funcionamento do coletivo dentro do Circuito Fora do Eixo. “Devemos trabalhar juntos. Já é difícil sobreviver de arte, pior será ainda mais se os artistas se considerarem rivais. Juntos mudaremos a realidade”, diz. Em seguida, Filipe Castro comentou ao público presente a importância do coletivo em Itabirito e Ouro Preto. Por fim, a banda Fofoca Erudita, integrante do coletivo Fórceps, se apresentou.

O grupo formado por Mariana Lima e Juliana Buli, irmãs naturais de Sabará, interior de Minas Gerais, trazem em seu repertorio composições autorais que falam do cotidiano, partidas, amigos e planos. “Elas apresentam um trabalho somente de musicas autorais de grande qualidade”, comenta o designer gráfico Rafael Toledo. Segundo Mariana Lima, elas não tinham muita expectativas do show, devido a cidade e a produção serem desconhecidas. “Talvez por isso ficamos relaxadas pra fazer nosso som do jeito mais descontraído. Quando não temos expectativa fica tudo melhor”, comenta. Todavia, o público participou, bateu palma, assoviou, urrou de emoção com a "Ir pra Paris", a música "intransigente" da banda. “Isso nos surpreendeu da melhor e mais prazerosa forma”, declara. “Fiquei emocionado ao ouvir uma criança dizer que poderia passar a noite toda ouvindo elas. É a boa música sendo absorvida por um público que necessita de música de qualidade”, informa Gilson.

O escritor e músico Júlio Gomes comenta que atualmente o envolto da música alternativa tem se fortalecido “graças às iniciativas dos próprios artistas que se unem com produtores interessados em levar a música de qualidade aos fãs carentes desse tipo de arte”. “Com o lançamento podemos conhecer a força que este nova empreitada cultural está tomando em Itabirito”, finaliza Rafael.

O evento teve apoio cultural da Prefeitura Municipal de Itabirito, Papelaria Frikote e Circuito Fora do Eixo Minas.

Nenhum comentário: