26 de maio de 2010

10º Festival Mundial de Circo

O Festival Mundial de Circo acontece em Belo Horizonte/MG desde 2001, reunindo artistas do Brasil e também do exterior para celebrar o circo, e foi o primeiro festival internacional no Brasil dedicado exclusivamente a essa arte. Para comemorar 10 anos do Festival Mundial de Circo varias atividades estão programadas ao longo do ano de 2010.


Em maio/junho acontece a “Edição Circulação” do evento. Espetáculos de circo nacionais e internacionais invadem praças e ruas de Belo Horizonte e Pará de Minas. O Cabaré do Festival está de “cara nova” e várias oficinas para profissionais circenses estão programadas (inscrições já encerradas).

Em setembro estréia o vídeo documentário “Sob(re) a Lona” que revela os bastidores de uma trupe circenses durante 37 dias de turnê do Festival Mundial de Circo pelo interior de Minas Gerais. E para encerrar o ano com chave de ouro idealizamos e produzimos, pela primeira vez, um espetáculo de circo que envolverá diversos artistas brasileiros, gerando emprego, renda e contribuindo para a difusão da produção circense nacional no exterior.

O Festival Mundial de Circo tem abertura nesta quinta, dia 27, as 20h. Enquanto o Espetáculo de Variedades é apresentado na Praça da Assembléia, os espanhóis do grupo Los Gingers mostram Pérolas e Plumas, na Barragem Santa Lúcia. As duas atrações são gratuitas.

O “Espetáculo de Variedades” é uma iniciativa do Festival Mundial de Circo realizada pela primeira vez em 2007. Produzido especialmente para o FMC, o espetáculo reúne os melhores números circenses inscritos no evento, além de músicos e um diretor convidado. A iniciativa fomenta encontros e intercâmbios artísticos, estimulando novas produções na área do circo.
Fazem parte do elenco, Pauline Hachette e Linde Hartman (Bélgica), Circo dos Sonhos – Alfredo Muñoz (Argentina), Diogo Dolabella (Brasil), Joe Moura (Brasil) e Martin Puyol (Argentina), Andrés Sabatino( Brasil), Ismael de Araujo (Brasil), Lu Lopes (Brasil), Eugênio La Salvia (Brasil), Álvaro Lages (Brasil) e Francisco Valle (Brasil), todos dirigidos por Domingos Montagner, da Cia La Mínima.
Já “Pérolas e Plumas” é inspirado em ambientes típicos dos cabarés. O espetáculo esbanja glamour e abusa de situações bem humoradas provocando uma imediata identificação da platéia. Quatro divertidos personagens realizam diversos números utilizando técnicas de malabarismo, barra fixa, equilíbrio, báscula e acrobacia sempre com um elemento predominante: o humor. “Pérolas e Plumas” ganhou vários prêmios de melhor espetáculo em Festivais de circo e arte de rua na Europa.

Outras datas:

Espetáculo de Variedades
Belo Horizonte
Dia 27 de maio (Quinta-feira) – 20H – Praça da Assembléia – Av. Olegário Maciela, s/nº – Santo Agostinho
Dia 28 de maio (Sexta-feira) – 20H – Praça JK – Av. Bandeirantes, s/nº – Mangabeiras
Pará de Minas
Dia 30 de maio (Domingo) – 16H – Parque do Bariri

Pérolas e Plumas – Los Gingers
Belo Horizonte
Dia 27 de maio (Quinta-feira) – 20H- Barragem Santa Lúcia
Dia 29 de maio (Sábado) – 20H – Praça JK – Av. Bandeirantes, s/nº – Mangabeiras
Dia 30 de maio (Domingo) – 11H – Parque Municipal (Praça do Sol – Av. Afonso Pensa, s/nº – Centro)
Pará de Minas
Dia 28 de maio (Sexta-feira) – 20H – Parque do Bariri

Nenhum comentário: