20 de outubro de 2009

Do Morro ao Asfalto 2009

Projeto leva rodas de samba e atendimento jurídico comunidades de BH

A edição deste ano do projeto "Do morro ao asfalto" traz grandes nomes do samba de raiz de volta às suas origens: Os morros de BH. A ideia é levar o samba belo-horizontino de volta pra casa, trazendo o público da região central - do asfalto - para subir o morro e sambar. Em sua segunda edição, o projeto já contribuiu com a revitalização rodas tradicionais, como a da Escola Israel Pinheiro no Alto Vera Cruz, sem deixar de prestigiar os personagens musicais de cada região, defendendo o samba como patrimônio da cidade e do estado de Minas Gerais.


O evento é idealizado pela dupla Dois do Samba formada por Dudu Nicácio e Rodrigo Braga e produzido pela Casulo Cultura e pela Ultrapássaro. O projeto é realizado com os benefícios do fundo Municipal de Cultura. São cinco rodas em diferentes comunidades de BH, todas elas conduzidas pela dupla.

O lançamento do projeto aconteceu na Vila Acaba Mundo no dia 10 de outubro e contou com a presença de vários convidados, como Toninho Geraes, compositor mineiro que vive no Rio desde o fim da década de 70. A segunda roda aconteceu dentro da Escola de Samba Cidade Jardim, no conjunto Santa Maria e foi um sucesso. As apresentações foram emocionantes e o projeto se mostrou funcional, juntando na casa, a comunidade local e pessoas da região sul e central. Ainda acontecerão as rodas do Alto Vera Cruz, Serra e Santa Lúcia.

As rodas de samba agregam iniciativas de inclusão e ampliação do acesso a direitos das populações de cada região. Na edição 2009, a ação será um mutirão da cidadania voltado, principalmente, para a asseguração dos direitos e a orientação jurídica dos indivíduos. Estarão presentes as Defensorias Públicas do Estado e da União, os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho e o Programa Pólos de Cidadania, tirando dúvidas sobre os direitos dos cidadãos e prestando o encaminhamento da população às instâncias adequadas, quando necessário.

Confira a programação das últimas três rodas:

24 de Outubro - Alto Vera Cruz (Praça Padre Marcelo)

Dois do Samba + Ronaldo do Opção + Fernando Bento + Dona Valdete


31 de outubro - Serra (Rua Alípio Goulart, esquina com Rua Capívari)

Dois do Samba + Gustavo Maguá + Dé Lucas + Juliana Perdigão


7 de novembro - Santa Lúcia (Parque Santa Lúcia)

Dois do Samba + Mestre Conga + Rodrigo Torino + Dona Jandira + Domingos do Cavaco

Todas as rodas são gratuitas e começam às 16h.
Mais informações www.domorroaoasfalto.com.br / 3222-3242

Nenhum comentário: