19 de outubro de 2009

4instrumental toca no Jambolada neste sábado

A banda 4instrumental, formada por músicos sabarenses, será uma das atrações da quinta edição do festival Jambolada, que acontece entre os dias 21 e 25 de outubro em Uberlândia. O evento é um dos maiores do país e este ano reunirá 32 bandas de várias partes do Brasil, entre eles nomes consagrados como Pato Fu e Sepultura.

Além da música, o Jambolada 2009 abrigará uma maratona de atividades no primeiro Encontro Fora do Eixo Minas, com a participação dos nove coletivos mineiros do Circuito Fora do Eixo: Goma, de Uberlândia; Pegada, de Belo Horizonte; Megalozebu, de Uberaba; Vatos, de Vespasiano; Anti-heroi, de Divinópolis; Retomada, de Montes Claros; Fórceps, de Sabará; Peleja, de Patos de Minas e Semifusa, de Ribeirão das Neves.

Completam a programação o Jambo Literária, evento dedicado à literatura com a presença de escritores como Xico Sá e Rui Mascarenhas; o Jambo Digital, com debates sobre música, tecnologia e direito autoral; o Jambo Hip Hop, em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas) de Uberlândia, envolvendo, entre outras ações, um campeonato de basquete de rua; o Cine Jambolão, com uma mostra da cena audiovisual independente; o Jambo Universitária, com programação dentro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); o Jambo Mix, uma feira de moda e cultura alternativa e o Jambo Verde, com ações de conscientização ambiental.

O Jambolada 2009 ainda servirá de espaço ao I Encontro dos Agentes Culturais de Uberlândia - para a criação do Fórum Municipal de Cultura - e receberá o Painel Música Minas, apresentando o programa Música Minas com a participação das entidades que formam o Fórum da Música de Minas Gerais.

4 instrumental

A banda 4instrumental, foi formada em Sabará (MG) em abril de 2008 por Tiago Salgado (teclado), Thiago Guedes (guitarra), Paulão (baixo) e Digão (bateria). Músicos locais que, embora jovens, já atuavam há muito tempo em diversas bandas da cidade e de BH. A banda já circulou por várias cidades de Minas Gerais fazendo shows em BH, Sabará, Vespasiano, Divinópolis, Patos de Minas, Uberlândia e Montes Claros e tocando em festivais importantes no cenário mineiro como o Escambo, o Minas Instrumental, o Marreco, o BH Indie, o Arena Livre, a Feira do Empreendedor do SEBRAE e o Grito Rock de 3 cidades. Em 2009 o grupo ganhou visibilidade em matéria do programa Alto Falante (Rede Minas), foi uma das bandas selecionadas para participar da Coletânea Fora do Eixo que terá lançamento nacional e fez o show de abertura do conhecido grupo Uakti no festival Sabará Musical .

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS:

SEXTA-FEIRA - 23 DE OUTUBRO

Local: Acrópole

Pato Fu (MG – Belo Horizonte)

Black Drawing Chalks (GO)

Ophelia And The Tree (MG - Uberlândia)

DJ Tudo e a Garrafada (SP)

Devotos (PE)

U-Ganga (MG - Uberlândia)

Dissidente (MG – Uberlândia)

Snorks (MT)

Maldito Sudaka (MG - Uberlândia)

Seu Juvenal (MG - Uberaba)

Os Patto (MG - Araxá)

Soprones (MG – Montes Claros)

Waldi e Redson (GO)


SÁBADO - 24 DE OUTUBRO

Local: Acrópole

Sepultura (MG – Belo Horizonte)

Canastra (RJ)

Porcas Borboletas (MG - Uberlândia)

Mini Box Lunar (AP)

Krow (MG - Uberlândia)

Dom Capaz (MG - Uberlândia)

Cérebro Eletrônico (SP)

4instrumental (MG - Sabará)

Mata Leão (MG - Uberlândia)

Johnny & Alfredo & Seus Neurônios Mongóis (MG - Uberlândia)

Erbert Richard (MG – Patos de Minas)

Cães do Cerrado (MG – Belo Horizonte)

Aura (MG - Divinópolis)


DOMINGO - 25 DE OUTUBRO

Jambolada Especial Arte na Praça

Local: Praça Sérgio Pacheco

Maria Alcina (RJ)

Anelis Assumpção (SP)

Os Seminovos (MG - Uberlândia)

Graveola e o Lixo Polifônico (MG – Belo Horizonte)

Manolos Funk (MG - Vespasiano)

Cidadão Comum (MG – Ribeirão das Neves)


SOBRE O JAMBOLADA

A cidade de Uberlândia tornou-se um dos pólos nacionais da nova música brasileira nos últimos anos com o crescimento dos seus artistas e a consolidação do Jambolada, o maior evento do gênero em Minas Gerais e o maior do Brasil fora das capitais. O Jambolada chega a sua quinta edição com um histórico de mais de 30 mil pessoas participando de shows de todos os gêneros como os de Luiz Melodia, Ratos de Porão, Mallu Magalhães, Tom Zé, Nação Zumbi, Vanguart, Macaco Bong e Marku Ribas. O Jambolada é um dos principais festivais da Abrafin (Associação Brasileira dos Festivais Independentes), sendo organizado pelo coletivo “Goma: Cultura em Movimento” e pelo núcleo de produção “Valvulado: Cultura Amplificada”.

CIRCUITO FORA DO EIXO

O Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais, artistas, jornalistas, casas noturnas, festivais e colaboradores de todas as regiões brasileiras para estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologias e o escoamento de produtos na nova rota de circulação nacional. A iniciativa começou em 2005 com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR). A rede cresceu e as relações se tornaram ainda mais favoráveis às pequenas iniciativas do setor da música, contextualizadas com os novos paradigmas da indústria fonográfica, com a era da articulação em redes e com empreendimentos de características mais cooperativas.

Nenhum comentário: