17 de junho de 2010

Começa hoje a 4ª turnê Fora do Eixo Minas-SP

Os Rélpis encaram 11 dias de shows seguidos

A agência Fora do Eixo continua promovendo a circulação independente em 2010, dando início à quarta turnê MG-SP do ano. O processo  caracteriza uma forte integração entre os estados, produtores, artistas e principalmente o fortalecimento das cenas musicais do interior. Desta vez, quem encara a maratona de 12 shows em 11 dias são os paulistas  d' Os Rélpis, de Araraquara. Durante o percurso que passará por três cidades mineiras e outras oito paulistas, o quinteto terá a companhia dos mineiros da banda Vandaluz nos quatro primeiros shows e Porcas Borboletas em outros dois shows. Rafael Barone, guitarrista dOs Rélpis e integrante do planejamento do Colméia Cultural, coletivo de Araraquara, foi um dos organizadores da turnê. Em depoimento, Barone diz como foi o processo: “Tracei rotas, contatei as cidades e fechei os planos da turnê, é uma sensação de controle do processo bem legal”.

A cada dia que passa, as turnês Fora do Eixo vão se tornando importantes elementos experimentais para artistas, produtores e comunicadores. Elas levam para o interior toda produção contemporânea tanto musical quanto executiva e constroi nestas cidades bases para que a própria cena local trabalhe em uma crescente evolução na formação de público. Desta vez também haverá uma exposição de fotos circulando. A cidade seguinte terá oportunidade de visualizar através do trabalho artístico fotográfico, como foi o dia anterior da turnê. As fotografias serão escolhidas pelo coletivo local e expostas durante os shows.

Desde março, pode-se acompanhar as turnês por meio dos relatos, vídeos e coberturas dos shows, diariamente no site: http://foradoeixotour.wordpress.com/. A colaboração dos cantores e também escritores Vane Pimentel e Garboso Pavão, do Vandaluz e dOs Rélpis respectivamente, darão um toque especial na tour de junho.

Acompanhe o cronograma da turnê:

17/06 – Patos de Minas no Liverpool Pub: Os Rélpis + Vandaluz

18/06 – Uberaba no Aero Bar: Os Rélpis + Vandaluz

19/06 – Uberlândia no Goma: Os Rélpis + Vandaluz

20/06 – Bauru no Festival Canja: Os Rélpis + Vandaluz + Festival Canja

21/06 – São Carlos/Rádio Ufscar: Os Rélpis

22/06 – Campinas na Unicamp: Os Rélpis

23/06 – Sorocaba no Black Jack Pub: Os Rélpis

24/06 – Araraquara na Casa do Rock: Os Rélpis

25/06 – Batatais no Quintal Bar: Os Rélpis

26/06 – São Carlos no SESC: Os Rélpis + Porcas Borboletas

26/06 – Ribeirão Preto no “A coisa”: Os Rélpis

27/06 – São José do Rio Preto no Vila Dionísio: Os Rélpis + Porcas Borboletas

Saiba mais sobre as bandas da 4ª turnê Fora do Eixo Minas-SP


Rél.pis adj.: diz-se de uma pessoa multicolorida, horizontal, comicamente dramática e caricata; “uma pessoa rélpis”.
“Nos Campos de Araraquara, ouvem-se vozes: Quem guia essa farra toda é Garboso Pavão, com sua voz ora triste, ora satirizada batendo seus batuques percussivos. Com ele, Ell Ninho Barone acrescenta seus encordoados junto aos de Kito de Lacosta, que aproveita para experimentar outras sonoridades. E com grave maestria, Caiubi Mani toca o baixo em alto e bom som. E temperando esse caldo musical Conra Quequê comanda a bateria e percussões garantindo, assim, a harmonia fantástica disso tudo, sempre surpreendendo, performaticamente inusitado, aparentemente excêntrico, completamente animado, enérgico e divertido!”
Os Rélpis, eles se intitulam, e são tão coloridos, com seu tropicalismo moderno e inovador, com suas vestimentas nos tons à flor de toda brasilidade que vos cabe! Eles são os ‘Brasilianos’ dos brasileiros.”
Banda formada em outubro de 2008, lançou seu primeiro EP “Cá do meio de Lá” na XXI Semana Luis Antônio Martinez Correa de Teatro (2009). Foi destaque em seis festivais na sua trajetória até o momento: XXI Semana Luis Antônio Martinez Correa de Teatro (Araraquara – SP /2009), no Festival Marreco de Cultura Independente (Patos de Minas-MG/2009), no FUSCA (Festival Alternativo Universitário de São Carlos/2009), no Festival GAIA de Cultura Sustentável (Araraquara – 2010), no Festival de Bolso de Ribeirão Preto (realizado no dia 1° de maio de 2010 no Templo da Cidadania/2010) e no Festival GRITO ROCK AMÉRICA DO SUL 2010 nas cidades de São Carlos, Bauru, Franca e São José dos Campos, e tendo apresentado shows diferencialmente performáticos. E recentemente subiu ao palco na Virada Cultural Paulista 2010 em Araraquara.


De forma divertida e poética, Vandaluz, nasceu de conteúdo livre e crítico, valores que a banda acredita serem indispensáveis para a satisfação de sua arte. Com uma maneira par ticular de ver a música brasileira, a banda conduz seu trabalho de apelo reflexivo, na intenção de estimular a liberdade de fazer arte com alegria e com responsabilidade.
No final de 2007 a banda gravou de forma independente, seu primeiro CD “Ascende”, a partir daí a banda foi convidada a se apresentar em várias cidades do Brasil, em festivais de relevada importância, tais como: Jambolada 2007 e 2008 (Uberlândia); Projeto Geringonça Sesc Tijuca (Rio de Janeiro – 2008); Demo Sul 2008 (Londrina), Festival integrado Grito Rock América do Sul (Uberlândia/Brasília/Cuiabá/Patos de Minas/BH/Itabirito/Poços de Caldas/São Carlos).
A banda recentemente lançou se primeiro vídeo clipe, intitulado Lucidez, que foi veiculado na programação da emissora nacional “MTV”.
A banda é formada por: Lucas de Paula (guitarra e vocal), Cassim Amperes (voz e gaita), Vane Pimentel (voz e poemas), Alan Delay (baixo) e Ciro Nunes (bateria, flauta, samplers e vocal).


A banda Porcas Borboletas, de Uberlândia-MG, vem se consolidando como um dos principais nomes da nova música do Brasil. Com estilo marcado, principalmente, pela inventividade e irreverência, a banda reúne influências do rock e da música brasileira de diversas gerações, investindo em uma estética contemporânea que não se prende a formatos pré-estabelecidos. Em 2009, lançou o segundo disco “A Passeio” através do Compacto.Rec – projeto mensal de lançamento musical em rede – que obteve mais de 3 mil downloads, destaque na imprensa especializada, proporcionando à banda presença em diversos palcos do país como Goiânia Noise, Feira da Música Brasil, Jambolada, Calango e 3º Festival Contato.

Nenhum comentário: