10 de junho de 2010

Coletivo Fórceps lança sede coletiva

Espaço abriga quatro das principais entidades de Sabará

Depois de dois anos e meio se reunindo em praças, restaurantes, casas de integrantes e principalmente na internet, o coletivo Fórceps alcançou um de seus principais objetivos com a inauguração da Casa José Figueiredo Silva (CJFS). Sede conjunta de quatro entidades de Sabará (MG) a casa abriga escritório, espaço para shows acústicos, exibição de filmes, oficinas, exposição de obras de arte e de produtos culturais.

Além de permitir maior integração e diálogo entre os integrantes do próprio coletivo o espaço possibilitará também uma intensificação na troca de informações e experiências com as outras entidades locais e a potencialização das ações de todos os envolvidos, já que a CJFS está situada na principal rua da cidade, bem no centro histórico de Sabará.

A inauguração

Embora a reforma ainda não tenha sido finalizada, o espaço foi oficialmente inaugurado no sábado (05) com a realização de shows, discotecagem e exibição de vídeos. Com capacidade para 60 pessoas, a casa não teve dificuldades para lotar rapidamente. Waguinho, integrante da Ong Leão (entidade parceira) abriu a noite com músicas próprias e releituras de MPB e reggae. Em seguida o belorizontinos do Monograma justificaram o barulho feito em torno do nome da banda nos últimos meses com uma bela estreia na cidade, que ainda não conhecia o grupo. As irmãs da Fofoca Erudita foram a terceira atração e apresentaram o repertório que já é conhecido do público local e vem ganhando destaque fora da cidade. Fechando a noite o poeta Marcelo Rocha (Governador Valadares-MG) apresentou as músicas de seu disco de estreia, também já conhecido dos sabarenses, já que o músico foi uma das atrações da terceira edição do festival Escambo em 2009.

Quando tudo parecia ter acabado, os músicos puxaram uma jam session que contou com participação de praticamente todo público da festa e se estendeu por cerca de uma hora promovendo um dos momentos mais divertidos da história do coletivo. Além dos shows a festa de inauguração contou com exibição de vídeos da Casa da Animação (entidade parceira) e Fórceps, banca de produtos culturais e transmissão ao vivo do programa Conector via web rádio Fora do Eixo.

A partir dessa semana a CJFS estará aberta diariamente das 9h às 18h. O espaço fica na rua Dom Pedro II, 294, no centro de Sabará. Para outras informações: forceps@forceps.com.br ou (31) 96763002

Sobre as entidades da CJFS

Coletivo Fórceps

Criado em outubro de 2007 em Sabará (MG), o Fórceps é um dos primeiros coletivos de Minas Gerais integrados ao Circuito Fora do Eixo. Já realizou 3 edições do Grito Rock, 3 edições do Escambo (festival filiado à Abrafin) e 1 edição do Real Instrumental. Entre 2008 e 2009 representou o Fora do Eixo no Fórum da Música de MG e atualmente tem cadeira no Conselho da Juventude de Sabará. O Fórceps também possui o programa de web rádio Conector, o cineclube CineBrasa e a Festa a Fórceps. Entre os grupos musicais mais próximos ao coletivo estão o 4instrumental (Sabará), Fofoca Erudita (Sabará), Trianon (Sabará), Ram (BH) e Churrasco (Sabará/BH).

Borrachalioteca

A Borrachalioteca surgiu quando Marcos Túlio criou uma biblioteca dentro da borracharia de seu pai, em Sabará. A iniciativa repercutiu em todo o país e foi finalista do prêmio Bom Exemplo 2010 realizado pela Rede Globo Minas e pela Fundação Dom Cabral e vencedor do Prêmio Vivaleitura 2009 na categoria bibliotecas públicas, privadas e comunitárias. A Borrachalioteca tem como objetivos o fomento à prática da leitura, a difusão cultural e o aprimoramento humano e integra a Associação de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tendo amplo diálogo com os principais organismos de fomento à leitura do país.

Ong Leão

Referência na área do meio ambiente, a entidade vem há quase dez anos trabalhando em ações de preservação ambiental e conscientização da população. Tem diversos projetos incentivados pelo governo, inclusive na Chácara do Lessa, espaço de reserva ambiental localizado na região central da cidade. A Ong Leão é a responsável pela iniciativa de criação da CJFS.

Casa da Animação

Depois de morar 17 anos em Portugal, Silvino Fernandes retornou ao Brasil e criou em Sabará a Casa da Animação com o objetivo de fomentar o audiovisual. Além de fazer parte da CJFS a Casa da Animação também possui uma grande e estruturada sede própria no Arraial Velho (Estrada Real) a 3 quilômetros do centro de Sabará. Entre as principais atividades da entidade está o festival Animará que já levou à cidade nomes como Otto Guerra (diretor do filme WoodStock) e Helvécio Ratton (Batismo de Sangue).

Nenhum comentário: