16 de setembro de 2009

Sabará recebe o Festival Internacional de Corais 2009

A Casa da Ópera será palco para as apresentações do FIC 2009 durante dois dias


Belo Horizonte e mais 11 cidades da Região Metropolitana e do interior de Minas apresentarão a 7ª edição do Festival Internacional de Corais, que em 2009 homenageia o legado do compositor e maestro Heitor Villa-Lobos, falecido há exatos cinquenta anos.


Sabará vai receber apresentações na Casa da Ópera, mais conhecida como Teatro Municipal nos dias 21 e 25 de setembro. No dia 21, haverá apresentação do Coral Municipal Waldemar Baptista e do Coro Infantil da Universidade de Cauca, da Colômbia. Esta é a primeira vez que o coral colombiano se apresenta na cidade e no FIC, sendo composto por meninos e meninas estudantes do Conservatório de Música da Universidade. Já no dia 25 de setembro, o “Teatrinho de Sabará” recebe os corais Doce Melodia (BH), Municipal de Caxias do Sul (RS), Oficina (São Gonçalo, RJ), Multicanto (São Carlos, SP), Luiz de Queiroz (Piracicaba, SP) e a Associação Coral Santa Cruz (São José, SC). Ambas as apresentações se iniciam às 20h e têm entrada franca.
Além de Sabará, as cidades que receberão o FIC são BH, Brumadinho, Barão de Cocais, Contagem, Itabira, Itabirito, Lagoa Santa, Mariana, Ouro Preto, Santa Luzia e Tiradentes. Ao todo, serão 70 locais de apresentação, reunindo cerca de 5000 participantes, homenageando o legado do Mestre Villa. Além dos coros, haverá shows de artistas convidados. Todas as apresentações – inclusive os shows – têm entrada gratuita.

Segundo Bruno Vieira Santos, um dos produtores do Festival, o FIC leva os Corais para onde antes eles não iam. "É uma feira, é uma escadaria, é uma praça... São todos espaços de livre trânsito, abertos ao ar livre ou fechados, nos quais as pessoas podem, de forma totalmente gratuita, parar e ouvir um estilo musical diferente. E, claro, sempre ouvindo o que o público tem a dizer pra melhorar e aprimorar o Festival."

A relação entre o público e os corais tem mudado e o FIC é um grande fomento para esta mudança. "O canto coral antigamente era visto como uma coisa muito sisuda, séria e elitista. Pelo menos é o que sinto em relação a isso. Mas a relação está mudando, ainda que haja ainda uma certa resistência, até mesmo preconceito." Afirma Bruno.



Festival Internacional de Corais 2009

A curadoria e coordenação do Festival são do maestro Lindomar Gomes. O Festival de Corais é um dos eventos mais aguardados pelo público mineiro e pode ser considerado o maior do gênero na América Latina. O FIC faz parte do calendário cultural da cidade e propicia intercâmbio entre artistas, coralistas, maestros e público. Um de seus objetivos é proporcionar a difusão, integração, incentivo, desenvolvimento e fortalecimento de laços entre corais regionais, nacionais e internacionais.

Pra Bruno, Sabará ser incluída nesse circuito, se trata de uma projeção muito boa para a cidade. "Tudo, fruto de uma parceria que já não é de hoje - a gente tem mais é que agradecer aos Sabarenses e à Secr. de Cultura por sediar o FIC por mais um ano."

A 7a edição do Festival de Corais é uma realização da Universidade Fumec, com apoio do Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado, Governo do Estado de Minas Gerais, da Rede Globo Minas, Rede Minas de Televisão, Rádio Inconfidência, Arquidiocese de BH, e prefeitura de Sabará. Patrocínio da Cemig, CeasaMinas, Copasa, Belotur. Todas as apresentações do FIC 2009 têm entrada gratuita.

O que: FIC 2009 – Festival Internacional de Corais
Onde: Casa da Ópera - Sabará MG (Mais 11 cidades da região metropolitana)
Quando: de 21 e 25 de setembro a partir das 20h.
Quanto: Entrada Franca
Info: FIC e FIC Twitter

Nenhum comentário: