3 de setembro de 2009

Festival Garimpo 2009: Diversidade da cena independente brasileira

No início de 2007 existia apenas a vontade de se fazer, na capital mineira, um evento que celebrasse a já consolidada cena independente brasileira e trouxesse a Belo Horizonte alguns dos nomes mais representativos desta tal cena. No segundo semestre do mesmo ano, a vontade se transformou em um punhado de mangas arregaçadas e uma realidade que contou com as participações de gente como Vanguart(MT), Montage(CE), Macaco Bong(MT), Lucy & The Popsonics(DF) e Terminal Guadalupe(PR), além das mineiras Monno, Dead Lover’s Twisted Heart, Carolina Diz, Paralaxe e tantos outros. Nascia ali o FESTIVAL GARIMPO.

Em 2008, quase no apagar das luzes do ano, a segunda edição honrou seu compromisso de estar em dia com a cena independente, trazendo a Belo Horizonte alguns dos nomes mais comentados do circuito de festivais, conectados com a realidade da cidade, recheada de boas novidades. Assim, artistas da estirpe de Cérebro Eletrônico(SP), Do Amor(RJ), Superguidis(RS), Instiga(SP) e Jonas Sá(RJ) se misturaram aos mineiros Transmissor, Elephas, Pequena Morte e Cinco Rios para mais quatro dias de boa música.

E eis que chega 2009 e, com ele, a terceira e mais audaciosa edição do FESTIVAL GARIMPO, fazendo uma espécie de panorama homogêneo do pop, do rock e da música brasileira moderna, mas sem deixar de lado as heterogeneidades fundamentais para quem gosta de descobrir e curtir música das mais diferentes maneiras.

QUEM FAZ O FESTIVAL GARIMPO 2009

ALTO-FALANTE Um dos principais divulgadores da cena independente brasileira é o premiado programa Alto- falante, através do trio que o comanda: Terence Machado, Thiago Pereira (em sua versão televisiva) e Rodrigo James (na versão radiofônica do programa). Juntos, produzem o programa da Rede Minas/TV Cultura, transmitido em rede nacional, o programa de rádio da UFMG Educativa e um website no portal UOL (www.programaaltofalante.com.br). Além dos programas, eles editam a coluna semanal Esquema Novo do Jornal Estado de Minas, anteriormente publicada no jornal Hoje em Dia. Dentre os eventos já produzidos por eles, pode-se destacar o festival Sonzeira e o projeto mensal Noite Alto-Falante, que traz a Belo Horizonte nomes de destaque da cena independente atual em diversas casas noturnas. Os três também participam com freqüência de curadorias de shows, publicações em revistas especializadas, programas de rádio e coberturas jornalísticas dos maiores festivais dentro e fora do país.


Confira a programação completa aqui a Festival Garimpo já divulgada pelo Fórceps.

Nenhum comentário: