18 de março de 2009

Seminário sobre arte contemporânea brasileira em Inhotim

Do site do MinC, escrito pela Patrícia Saldanha:

"O Ministério da Cultura e o Instituto Cultural Inhotim estão promovendo, nos dias 20 e 21 deste mês, o seminário Revisões e Propostas: Desafios do Circuito de Arte Brasileiro, a ser realizado na sede do Instituto Inhotim, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, região metropolitana de Belo Horizonte. O evento conta com o apoio da Fundação Athos Bulcão.

Destinado a gestores culturais, pesquisadores, artistas, críticos e curadores de arte contemporânea, o seminário tem o objetivo de promover o debate público sobre questões estruturais das artes visuais no país, buscando capacitar o setor para a inserção no mercado internacional.

O evento será aberto pelo secretário de Políticas Culturais do MinC, José Luiz Herencia, e contará com a presença de pesquisadores, críticos e curadores de arte contemporânea, tais como Luisa Duarte, Martin Grossman e Jacopo Crivelli.

A participação brasileira na Feira Internacional de Arte Contemporânea (Arco 2008) e o planejamento das ações do Programa Brasil Arte Contemporânea são outros temas a serem debatidos no encontro, que também será uma oportunidade para a troca de experiências e a cooperação entre diferentes agentes deste circuito artístico.

O novo Programa vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Cultura e faz parte do conjunto de ações para estimular a Economia da Cultura. Vai operar em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Fundação Bienal de São Paulo. No MinC, ficará sob a coordenação da gerência de Cultura e Pensamento da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) e contará com a colaboração da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

“A estruturação do Programa Brasil Arte Contemporânea marca um novo momento nas ações internacionais do ministério e busca uma política de médio e longo prazo que dê suporte à produção e à difusão no segmento das Artes Visuais”, comenta o gerente de Cultura e Pensamento do MinC, Afonso Luz, que irá coordenar o Programa.

Para implementar as ações de apoio à arte contemporânea, em 2009, o Ministério da Cultura dispõe de um orçamento da ordem de R$ 2 milhões. Os recursos são destinados a incentivar a participação de artistas visuais brasileiros em feiras e exposições internacionais de arte contemporânea, além de consolidar o segmento artístico no mercado interno e estimular o estudo e a pesquisa no setor.

Inscrições para o Seminário

A presença do público no seminário está limitada a 70 vagas presenciais e 35 destinadas à transmissão simultânea. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Instituto Inhotim (www.inhotim.org.br/seminario). Jornalistas que desejarem acompanhar o debate devem entrar em contato com os organizadores do evento, no endereço eletrônico isabela@inhotim.org.br ou pelos telefones (31) 3223-8224 e 9765-3870."

Nenhum comentário: