24 de dezembro de 2008

HCR vence primeira prévia do Grito Rock Sabará


A mistura de rap com rock da banda HCR levou 35% dos votos na primeira prévia do Grito Rock Sabará e garantiu ao grupo ao primeiro lugar na votação do público no sábado (20). Com isso o HCR foi a primeira banda a assegurar sua vaga no Grito Rock Sabará 2009, que ainda realizará três prévias para selecionar bandas de BH e região durane o mês de janeiro.

Shows

A primeira banda a subir no palco da Prévia foi o Sapotchen às 16h. A banda teve que trocar o horário de sua apresentação porque um dos integrantes trabalharia de noite e acabou sendo prejudicada pela falta de público que ainda chegava. Depois veio o Aldan, banda de BH integrante do coletivo Pegada que tocou às pressas e correu para participar de um dos eventos mensais do coletivo em BH. Em seguida o Hold Your Breath, também de BH, fez sua primeira apresentação em Sabará. A banda que já aguardava algum tempo para tocar na cidade apresentou seu metal experimental para o público sabarense e agradou. Mas quem agradou ainda mais foi a terceira atração de BH, a banda Ram, que colheu os frutos de já ter tocado no Grito Rock Sabará 2008 e por isso já poder contar com fãs na cidade.


Às 20h, já com a casa cheia, começou a sequência de cinco shows da bandas sabarenses com as bandas Permuta, Dona Zilda, Rayban AllStars, HCR e Maverick, todas sob os olhares do público que votava para escolher a selecionada para o festival Grito Rock Sabará 2009. No fim das contas venceu quem apostou no próprio trabalho. Enquanto a maioria das bandas de Sabará recheava seus repertórios com covers tentando agradar o público o HCR enfileirou canções próprias uma atrás da outra e levou a melhor.

Do it yourself Fórceps

Quem está de fora geralmente enxerga um festival apenas como um aglomerado de shows que duram algumas poucas horas. Quem se envolve na realização do evento, no entanto, sabe exatamente o trabalho que dá reunir algumas bandas sem ter dinheiro.


Quem sentiu isso na pele foram os integrantes do Fórceps. Pré-produção, comunicação, divulgação, bar, portaria, sonorização, enfim todas as etapas de realização de um festival foram feitas integralmente por pessoas ligadas ao coletivo, que no momento conta com três vezes mais gente que em seu primeiro evento há exatamente um ano atrás.


O trabalho que começou as 9h da manhã de sábado só terminou depois das 2h da manhã de domingo. Seis horas depois o 4 (banda integrada ao Fórceps que trabalhou na realização da prévia) estava dentro de um carro alugado às pressas para enfrentar 440km de viagem rumo a Patos de Minas para tocar no festival Marreco, realizado pelo coletivo Peleja. Enquanto isso o restante do coletivo voltava ao local da prévia para carregar amplificadores, bateria, entre outros, e devolver a seus respectivos donos, já que foi tudo emprestado devido à falta de dinheiro.


Agradecemos a todas as bandas que tocaram na raça (principalmente às que vieram de longe), às bandas Permuta e Sapotchen e à Garagem Toim do Amparo por terem emprestado equipamentos, além do Matriz (BH), que mais uma vez apoia o Grito Rock Sabará.

Nenhum comentário: