3 de junho de 2011

Festival Fora do Eixo chega a Minas


Nossa capital entra na lista dos principais centros independentes a receber o o Festival Fora do Eixo (FFDE), que acontece pela primeira vez em nossas terras de 6 a 18 de junho. O festival também passará por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO).  Está é a terceira edição do FFDE que hoje é uma das principais ações capitaneadas pelo Circuito Fora do Eixo com foco na circulação de artistas de destaque no novo cenário musical brasileiro e também prevê programação de artes integradas, formação e intervenções.

Serão quatro ambiente distintos: Studio Bar, Lapa Multshow, A Obra Bar Dançante e Utópica Marcenaria - e trazem vertentes variadas da música brasileira nacional e belorizontina, contemplando do rock ‘n’ roll à black music, do hip hop à música instrumental. Alguns dos destaques da programação são BNegão e Os Seletores de Freqüência, Neguinha Dub & Neguedmundo, o duo instrumental Finlandia e Jair Naves.

Jair Naves por Patricia Caggegi 

Outras atividades estão previstas além dos shows, voltadas para formação e integração de artes. Uma oficina da Escola Livre de Cinema e um documentário; uma instalação do grupo Fora das Bordas interagindo com o público através da fotografia; o primeiro Compacto.Arte de BH capitaneado pelo coletivo IN. Grafitti; mostras de cinema com acervos cedidos pela DF5 - Distribuidora de Filmes Fora do Eixo e pela Escola Livre de Cinema; cobertura colaborativa com os colaboradores do coletivo Pegada e todos os grupos envolvidos.

O Festival Fora do Eixo Belo Horizonte é organizado pelo coletivo Pegada e o Circuito Fora do Eixo, com apoio de vários outros coletivos, casa de shows e agentes locais: Studio Bar, Lapa Multshow, Utópica Marcenaria, A Obra Bar Dançante, Família de Rua, IN. Grafitti, Escola Livre de Cinema, Fora das Bordas e Black Broder.

Serviço:
O Que: Festival Fora do Eixo - Belo Horizonte
Quando: De 6 a 18 de junho de 2011 (Studio Bar, Lapa Multshow, Utópica Marcenaria e A Obra Bar Dançante)
Onde: Belo Horizonte - MG
Informações: www.coletivopegada.org

Sobre o coletivo Pegada

Desde sua fundação, em outubro de 2008, o coletivo integra o Circuito Fora do Eixo como representante da rede em Belo Horizonte. O Pegada desenvolve ações anuais como Grito Rock e O que é Indie? , atividades bimestrais com Manifesta e Yes we can , além das mensais Noites Fora do Eixo. Com o Transborda – Festival de Artes Transversais, que propôs uma síntese das ações do coletivo, o Pegada recebeu 10 mil pessoas de público mineiro e ganhou projeção nacional.

Sobre o Circuito Fora do Eixo

Uma rede de trabalho colaborativo e descentralizado. Constituída por mais de 75 pontos presentes em 27 estados e em todas as capitais brasileiras, em processo de expansão pela América do Sul e América Central, o Fora do EIxo, há cinco anos, experimenta, compartilha e aprimora tecnologias livres de se produzir cultura. Para saber mais: www.foradoeixo.org.br

Nenhum comentário: