7 de junho de 2011

Em tarde fria, Tendências Urbanas une diferentes tribos em prol da cultura


Jam Session Skate
Este último sábado pode ter entrado para a história da cidade de Sabará. Um marco de mudança: Mudança de atitude, visão, reconhecimento e desenvolvimento. Isso porque o Tendências Urbanas foi um sucesso, daqueles que há muito não mobiliza tantas culturas, unindo tribos que estavam escondidas, sem espaço e sem poder se manifestar por representar um minoria sem voz. Chegaram até o público incrivelmente diverso, dos skatistas aos boêmios, dos idosos às crianças.

O trabalho foi integralmente colaborativo e envolveu o Coletivo Fórceps, a Coordenadoria da Juventude, a Secretaria de Desenvolvimento Social, a ONG nAção, a Prefeitura de Sabará, empresas privadas e a sociedade civil, em grupos que apoiaram o diálogo que se iniciou no seminário (fase 1 do projeto) e os encaminhamentos que ocuparam a pista de skate da Praça do Barão nesta última a tarde de sábado em Sabará.


Seletores do RoodBoss Soundsystem

O som começou oficialmente com os Seletores do Roodboss Soundsystem, discotecando ritmos jamaicanos  na cidade de Sabará pela primeira vez. A ocupação sonora em espaços públicos tem grande potencial em Sabará, pela quantidade de praças e parques da cidade. O estilo foi instigador, com curiosos querendo saber do que se tratava e até mesmo solicitando cds dos caras (o roodboss apenas discoteca músicas já existentes e não apresentam trabalhos autorais, por isso não possuem CDs), que se disponibilizaram para conversar e aplicar sons nos interessados. Os seletores optaram por se apresentar na rua, embaixo do palco. O formato já é tradicional do soundsystem e possibilitou uma integração maior entre os Seletores e o público que se envolveu fortemente com a onda sonora provocada pelo RoodBoss Soundsystem. 

pista de skate
Enquanto isso, os skatistas já estavam bem aquecidos (desde 9h haviam atletas na pista) e começaram a seletiva para a final do campeonato, proposto e organizado pelos próprios skatistas. A motivação não era apenas o campeonato mas também por verem a pista erguida com as próprias mãos receber um público grande e animado em um evento que legitima toda manifestação e cultura urbana jovem. No formato de Jam Session, onde quatro competidores faziam suas voltas conjuntamente, foi realizada duas baterias, em cada uma, dois competidores passaram para fase final. As manobras foram acompanhadas de perto pelos juízes e pelo público que se animava a cada desafio superado pelos atletas. No palco o skatista Samuel, um dos articuladores da pista narrava e explicava as manobras.

Basura e a praça lotada
Selecionados os finalistas, os Seletores do Roodboss Soundsystem se despediram ao som de muito ska, transformando a praça já cheia, em uma verdadeira pista de dança. Sobe ao palco então Basura, banda sabarense que surpreendeu todos os presentes. Nunca nenhum dos integrantes tinha pisado em um palco para se apresentar. A estreia foi arrasadora, mostrando que o trio é uma grande promessa do rock, já cheio de composições fortes. A banda é a primeira fazer parte da incubadora Fórceps e mostrou que o projeto tem grande potencial para lançar ao mercado artistas de qualidade e preparados. Ao descerem do palco o backstage congestionou, com familiares, músicos e fãs se amontoando para dar os parabéns. 

Julgamento e o retorno a Sabará
Em seguida um improviso enquanto ocorria a troca de palco:  O DJ Argentino Non Moriar, que estava prestigiando o evento assumiu o set e mostrou o verdadeiro rock latino. Em pouco tempo foi possível ver o quanto o público agradou das músicas cantadas em espanhol. O momento seguinte foi de reencontro entre Sabará e o grupo Julgamento (BH) que havia se apresentado na cidade em 2009 durante o Festival Escambo. Não poderia ter sido melhor: Um início devastador, que chamou todo o público para frente do palco e assim permaneceu até o fim, seguindo cada gesto sugerido pelos três vocalistas da banda que mescla rap, rock, MPB, black music e vários outros elementos musicais. O show teve a participação da cantora Nathy Faria que encantou. A procura por CDs na banca e o feedback nos dias seguintes foi enorme. Com certeza Julgamento deixou a galera com água na boca e um gosto de quero mais. Para marcar a apresentação, a cidade inteira se apagou em um pico de energia exatamente na batida final de uma canção. Logo em seguida a energia voltou e a banda pode encerrar seu show.

Pequena Morte antes da festança no palco

Para finalizar o Tendências Urbanas - Fase 2, outra velha conhecida de Sabará, a banda Pequena Morte (BH) não deixou que o frio da noite que já se firmava espantasse o público que caiu na farra! A banda tem chamado a atenção em todo mundo com o seu Ska dançante. O quinteto participou desde o início da festa (assim como todas as outras) e guardou para o final hinos que já pululam nas mentes da galera como Bararuê.  O show inesquecível do Pequena Morte durante o Escambo 2009 junta agora com a apresentação no TU e passa a ser os shows inesquecíveis do Pequena Morte em Sabará. Encerrados os shows, chegou o momento de anunciar o campeão do Skate (a rodada final tinha acontecido após o show da Basura). A vitória foi do skatista Raul, seguido por Jô, que ganharam prêmios e o incentivo de manter a pista cada vez mais viva.

grande parte do Coletivo Fórceps
"Eu estava lá"! Esta frase vai circundar em muitas familias no futuro, em um momento que pode não ser apenas uma lembrança de um dia lindo, mas sim o início de um projeto que pode reduzir a criminalidade, aumentar a qualidade de vida da população, formar profissionais em diversas áreas principalmente fomentar o lado consciente, criativo, ético e cultural das pessoas.

Todos os envolvidos seguirão pensando e trabalhando o próximo passo do Tendências Urbanas e fica aqui o convite para os interessados em contribuir, debater e fomentar ainda mais o cenário cultural local participarem. Basta entrar em contato conosco!


comunicacao@forceps.com.br
planejamento@forceps.com.br
lucasapsilva@hotmail.com
facebook.com/coletivoforceps

VEJA UM POUCO DO QUE ROLOU:


Nenhum comentário: