8 de abril de 2011

Sabará recebe pela primeira vez a Mostra do Filme Livre

CineBrasa apresenta três sessões do maior festival livre de cinema nacional

Este ano, a Mostra do Filme Livre (MFL) chega à sua décima edição e alavanca uma grande empreitada por todo Brasil. Serão exibidas 152 sessões em três semanas por todo território nacional, feito inédito da mostra. Sabará não ficará de fora deste importante evento do cinema e apresentará a MFL através do CineBrasa, cineclube sabarense formado por jovens que tem como objetivo fomentar a circulação e distribuição do cinema independente nacional e internacional, filmes que não chegam as grandes salas de cinema, além de instigar e incentivar os debates acerca das produções cinematográficas. Até hoje a MFL já exibiu 2.300 filmes para um público superior a 33 mil pessoas.


As sessões acontecerão em três sextas feiras, dia 08, 15 e 22 de abril a partir das 20h, no Bar do Adriano, ao ar livre. Todas as sessões são gratuitas. Os filmes exibidos foram escolhidos pelos membros do CineBrasa, através da lista de 333 dos selecionados para a MFL 2011. São filmes sem nenhuma definição em especial, produções de diferentes suportes (VHS, Beta, Minidv, HD, 35mm, 16mm, celular, entre outros), formatos (curtas, médias e longas-metragens), de todos os gêneros (ficção, documentário, animação e experimental) e feitos em qualquer época.

O CineBrasa faz parte do Clube de Cinema Fora do Eixo, frente audiovisual do Circuito Fora do Eixo e tem feito sessões semanais desde janeiro deste ano, quando passou por uma grande reformulação. O Clube de cinema fechou uma parceria com a MFL e terá exibições em vários cineclubes da rede.

A MFL é um evento experimental que se reinventa a cada edição, seja bolando sessões exóticas ou fazendo filmes em formatos esdrúxulos em suas oficinas, promovendo noites livres e sessões com apito para o público acelerar ou mudar o filme, ou quem sabe dando o troféu aleatório, obviamente sorteado ao léu.

O principal objetivo da MFL é a exibição de filmes livres e a multiplicação de olhares mais atentos ao que se tem feito “audiovisualmente” no mundo brasileiro. É um tipo de mostra única no Brasil, já que não faz restrições de espécie alguma com relação às obras inscritas. E a cada ano a curadoria define os filmes que possuem maior diferencial para serem mostrados ao povo e premiados.

Programação (8/4) 20h
- As aventuras de Paulo Brusck
- Amigos Bizarros de Ricardinho
- Depois da pele

(15/04) 20h
- Contagem
- Cante um funk para um filme
- Porojeto Silêncio

(22/04) 20h
- Estado de sítio

SERVIÇO
O que: Mostra do Filme Livre Sabará
Quando: 08,15 e 22 de abril, às 20h
Quanto: Entrada franca
Onde: Bar do Adriano (Beco atrás da rodoviária velha, centro, Sabará)
Informações: 31 96763002 / cinebrasa.forceps.com.br

Nenhum comentário: