2 de março de 2011

Grito Rock Sabará 2011 no meio da folia


Quarta edição sabarense do maior festival integrado da América Latina acontecerá durante o carnaval tradicional de Sabará

Sempre inovando e experimentando, o grito Rock Sabará estreia mais um formato neste ano; Desta vez o GR acontecerá em plena programação de carnaval oficial,no centro histórico de Sabará. Serão dois dias de evento, 05 e 07 de março, sempre no período da tarde e com entrada franca. Todo o evento acontecerá na Casa José de Figueiredo Silva, sede do Coletivo Fórceps, realizador do GR Sabará. A sede fica localizada na Rua direita da cidade, epicentro da maior festa local.


Grito Rock é o maior festival integrado da América latina, começou em 2003 em Cuiabá-MT e neste ano será realizado em  132 cidades em 10 países, circulando produção alternativa de música, cultura e tecnologia. O GR vai ocupar estas cidades entre os dias 19 de fevereiro e 28 de março, apresentando formatos distintos. O Festival é uma produção do Circuito Fora do Eixo, filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes – Abrafin. Realizado também com apoio do Toque no Brasil que disponibilizou,  mais de mil vagas para bandas e artistas brasileiros e do mundo. A expectativa é que 2.000 bandas/artistas se apresentem para um público de cerca de 200 mil pessoas, aumentando em 150% no número de bandas em circulação nos últimos 2 anos.

Aeromoças e Tenistas Russas estreiam em Sabará
Sabará sempre recebeu vários artistas de todo país em suas edições anteriores do GR, contribuindo com a circulação e distribuição de artistas independentes. 2011 não será diferente. A grade apresenta 5 bandas/artistas, sendo 3 locais, uma estadual e uma nacional. Entre os representantes locais estão o duo churrasco, composta por Alfie e Marcelo Santiago, editor de um dos sites mais relevantes de cultura independente brasileira:  O Meio desligado. Também se apresenta o Peça Oratória na 1ª Pessoa, projeto solo de João Rafael (ex trianon) e Gê mala veia, figura conhecida da cidade. O representante do estado de Minas vem de Poços de Caldas; Mekanos banda que estará circulando pelo Grito e se apresentará em cidades como BH, e Ribeirão das Neves. De São Carlos vem o quarteto instrumental Aeromoças e Tenistas Russas, firmando ainda mais o cenário instrumental independente, com artistas de qualidades inquestionáveis.


Paula Bainha, responsável pelo GR Sabará, afirma que o Grito vem evoluindo em todas suas edições e Sabará não fica para trás. "O grito Sabará já é tradicional. Já teve formatos pagos, em praça aberta, com 4 bandas ou com 16 bandas. Esta diversidade nos faz amadurecer enquanto produtores e tentar colocar o festival com a cara da cidade." Pela primeira vez o Festival acontecerá durante o carnaval, grande desafio para o coletivo; " Optamos em utilizar nossa sede, que nos permite trabalhar com mais estrutura e menos prejuízo. Fazer junto com o carnaval tem vantagens e desvantagens. O público se encanta demais com o carnaval de rua e acaba sendo difícil trocar as marchinhas pela arte independente. Em compensação estamos no meio da festa, com as portas abertas e seremos uma alternativa para aqueles que queiram diversificar um pouco seu feriado sem sair de Sabará" afirma Paula.

O GR Sabará entra também com outras vertentes artisticas em 2011. Aderindo as campanhas lançadas pelo GR, o Fórceps apresentará o Grito EnCena, campanha  do Palco Fora do Eixo, voltada para a integração de fato produtores e artes. Será a primeira edição do Grito Encena e também a primeira ação do Palco Fora do Eixo Sabará. O núcleo de artes cênicas estreia com a chamada Fórceps 2.0, jovens que estão renovando e fortalecendo a estrutura do coletivo. 


Outra campanha que será apresentada no GR Sabará será a ExpoGrito, Exposição Virtual do Núcleo de Poéticas Visuais Fora do Eixo. A exposição, tem o intuito de consolidar uma vitrine para a produção artística contemporânea e independente brasileira, abrindo portas para diálogos em rede nacional acerca das artes visuais.

O Coletivo Fórceps também apresenta a campanha "Transmita e grave seu grito" para estimular a criação de estações de transmissão ao vivo, registrar e compartilhar o material gravado, como forma de difundir a cultura dos diversos pontos produtores do Grito Rock America Latina. O Coletivo sabarense foi um dos que puxou a campanha "Sonorize seu Grito",com o objetivo de incentivar os produtores e colabores dos festivais a trabalhar de forma colaborativa no processo de sonorização do evento. para fechar o Cinebrasa, núcleo audiovisual do Fórceps fará um dos episódios do Grito.Doc, campanha que irá lançar uma coletânea documentário mostrando várias etapas de produção e de ações do GR. 

SERVIÇO

O que: Grito Rock Sabará 2011
Quem: Mekanos (Poços de Caldas-MG), Aeromoças e Tenistas Russas (São Carlos-SP), Peça Oratória na 1ª Pessoa (Sabará-MG), Churrasco (Sabará-MG) e Gê Mala veia (Sabará-MG).
Quando: 05 e 07 de março a partir de 12h
Onde: Casa José de Figueiredo Silva. Rua Dom Pedro II,294, centro, Sabará, MG.
Quanto: Entrada Franca
Informações:eventos@forceps.com.br ou 31 85611747

Nenhum comentário: