10 de dezembro de 2010

Por debaixo das notas

Camarones orquestra guitarrística na FMB 2010
Feira Música Brasil. A primeira percepção é de um evento comum, mais um festival. Só a primeira. O evento chega a sua terceira edição, primeira em Belo Horizonte. Trata-se de um grande mergulho em profundidade no universo da música, para bem além dos palcos. A antiga Casa do Conde, agora Funarte, foi toda reestruturada e recebe, logo de cara, milhares de pessoas que vivem, produzem e respiram música.  São artistas na sua intima roda de convivência natural, produtores em busca de elos perdidos, investidores, curiosos, jornalistas, técnicos e mais uma gama de profissionais amalgamados em stands, galpões, palcos e áreas livres, onde vão se acomodando, se aproximando e desbravando oportunidades e tendências.

Momento histórico: um dos criadores da FMB, Gil encanta
Começou com oficinas de capacitação e na abertura oficial, nesta quarta, abriu-se os painéis e debates, entrevistas e bate papos além da mostra nos stands. Mais uma feira dedicada à música não poderia não ter sua veia tocada. Shows maravilhosos. De todo país, de cada canto, com cada sentimento destinto, foram ocupando os minutos. E os transeuntes, ainda podiam subir no palco, graças ao estúdio Petrobrás que está aberto e livre para qualquer artista que queira mostrar seu trabalho da forma mais pura e verdadeira: Ao vivo.

Outro momento interessantíssimo da Feira é a rodada de negócios, muito bem elaborada, onde os agentes musicais vão estabelecendo contato de acordo com alguns propósitos e interesses. Contratos, turnês, promoções, festivais e infinitas novas ideias para gerir e criar soluções para o mercado da música. Tudo isso no âmbito mundial, onde todas as línguas viram uma só: música.

Público na Funarte
 Acompanhar toda a programação é uma tarefa para "guerreiros", assim como afirmou DJ Anonimo ao final de uma das "Noite a dentro", que são as festas e shows espalhados pelas casas e bares de BH. Após o último show na funarte, o público pode optar pela balada mais atrativa. 

A feira literalmente ocupou Belo Horizonte. É uma semana histórica. Com certeza os próximos anos e os fatos na música brasileira terão ligação direta à FMB e suas consequências. A música do Brasil virou a música do mundo e o mundo esta semana, está na música brasileira.




Nenhum comentário: