22 de julho de 2009

Rock instrumental se solidifica no Brasil

Depois da ascensão das bandas de rock instrumental no cenário independente, os veículos de massa começam a enfatizar a importância do estilo na música brasileira contemporânea. O Jornal O Globo publicou uma matéria mostrando a diferença entre o novo e o antigo rock instrumental e pontuou o crescente movimento das bandas Brasileiras de maior destaque.

No mês passado a banda Cuiabana Macaco Bong, cujo primeiro disco, "Artista igual pedreiro", foi eleito pela revista "Rolling Stone" o melhor CD nacional de 2008, se apresentou ao vivo no Acesso MTV, um dos programas de maior relevância da emissora, para aqueles que procuram saber das novidades do mundo da música.


O cenário independente vem causando uma enorme influência nas tendências musicais brasileiras, e não está sendo diferente quando se trata de bandas instrumentais. Nomes como Pata de Elefante (RS), Fantasmagore (RJ), Constantina (BH), Elma (São Paulo), Fóssil (Ceará), Burro Morto (Paraíba), Trilobit (Paraná) e o próprio Macaco Bong, já ocupam espaço nas discografias jovens e também do público mais velho, mesmo aqueles que mantinham certa resistência ao som instrumental. Boa parte dessas bandas já tem um reconhecimento internacional significativo.A banda sabarense 4instrumental, integrante do coletivo Fórceps é mais um exemplo de aceitação do público; em menos de um ano a banda quase completou o circuito mineiro independente.

Os longos, virtuosos e cansativos clímax das bandas de rock instrumental de antes ficaram para trás. As músicas agora possuem uma lógica mais perceptível de inicio, meio e fim, com climas capazes de prender a atenção e com apelos de linhas pops. São diferentes formas de registro dentro do estilo, todos eles bem aceitos nos maiores festivais independentes do país.

Boa parte desta aceitação se deve ao crescimento do público de rock, que a cada dia necessita mais de coisas novas e encontra na manifestação instrumental uma pegada diferente, mais ao mesmo tempo forte e marcante. Outra parte são as influências tantos de bandas instrumentais estrangeiras quanto de bandas com vocais. Apesar de poucas execuções radiofônicas, os festivais independentes e a internet aumentam o prestígio da nova geração instrumental do Brasil.

Um comentário:

O HOMEM LOSNA disse...

Sras e Srs do Forceps. Tomei a liberdade de divulgar o festival no blog que eu edito.
olosna.blogspot.com
É um blog recente que surge de um fanzine (1 nº apenas)editado em 2004 por entusiastas da cultura do bairro São Geraldo-BH. Deixem algum comentário e participem do blog tb. Veleu e nos vemos amanhã em Sabará.