19 de fevereiro de 2009

Conheça as bandas do Grito Rock Sabará (dia 08-03)


Pelos de Cachorro (Belo Horizonte - MG)

www.myspace.com/pelodecachorro


Na cena rock de Belo Horizonte desde 1997, sendo fundadora do movimento Faverock e com três trabalhos lançados, a banda Pelos de Cachorro é um grupo de “arte-rock”. Com influências de Radiohead, Nick Cave and the Bad Seeds e Smashing Pumpkins, exploram o conceito de produção multi-artística unindo à música a poesia, o teatro, cinema e as artes visuais. As temáticas das letras são universais, sentimentos e conflitos humanos bem como suas atitudes e comportamentos. Toda a banda compõe os arranjos e quatro, dos cinco integrantes, escrevem as letras. O grupo já se apresentou em espaços importantes de Belo Horizonte e de outras cidades do país, como no Teatro Noel Rosa, no Rio de Janeiro em 2001 e na Câmara Municipal de São Paulo em 2002. Recentemente o grupo foi destaque no FAN (Festival de Arte Negra) e FIT (Festival Internacional de Teatro), ambos em Belo Horizonte. A banda também já se apresentou duas vezes no projeto Quarta Sônica, do Teatro Marília e foi uma das 12 bandas que realizaram o Festival OutroRock na capital (2008).



Cajaba (Santa Luzia-MG)

www.myspace.com/bandacajaba


Banda com forte influência new metal que procura expressar em suas letras a "não comodidade com os acontecimentos atuais de puro descaso social e os vários conflitos internos espirituais, criando então notas entre o surrealismo e o protesto básico". O principal objetivo, segundo os integrantes, é o desabafo pessoal, além da criação de uma ponte para todos aqueles que se identificarem com o som.





O Melda (Belo Horizonte-MG)

www.myspace.com/claudaomelda


Claudão Pilha sempre foi um melda. Até porque foi o baterista d’Os Meldas, uma das bandas mais doidas de Belo Horizonte no final da década de 80 e nos anos 90. Depois assumiu as baquetas do Estrume’n’tal, grupo de surf-punk instrumental com dois discos lançados na gringa e participações em mais de uma dúzia de coletâneas internacionais. Claudão sempre tocou sua violinha escondido e compôs para as duas bandas. Um dia deu uma doida e comprou uma guitarra. Ficou três meses olhando pra ela sem saber o que fazer. Até que resolveu tocar sozinho. Bateras seqüenciadas, guitarra na mão e o capacete percussivo na cabeça – invenção própria que, ligado a um microfone de lapela, ajuda a fritar o show a cada cabeçada. As músicas d’O Melda falam de bobagens (ou nem tanto) e, se divertirem as pessoas, a idéia é essa mesmo. Toscamente, a propósito.



Lupe de Lupe (Belo Horizonte - MG)

www.myspace.com/lupedelupe


Lupe de Lupe é uma banda de Belo Horizonte-MG criada no final de 2008 com o objetivo fazer músicas com letras em português que caminhem com naturalidade entre a linha rítmica e melódica do rock alternativo mundial e o conceito de brasilidade, presente no samba. É influenciada por bandas como Arctic Monkeys, Interpol, The Strokes e Los Hermanos. A banda venceu a terceira prévia do Grito Rock Sabará, realizada no Matriz (BH).





Manolos Funk (Vespasiano-MG)

www.myspace.com/manolosfunk


Manolos Funk vem aliando seu som pulsante a ações de fomento a cena. E o caso do festival Arena Livre que teve como idealizador o baterista da banda e além disso as participações nos Coletivos Pegada e Azimute. Dentro os recentes shows destacam-se a 1ª. Bienal Internacional de Grafite, 53 HC FEST, Festival Escambo 2008 e Arena Livre.





Cães do Cerrado (Belo Horizonte - MG)

www.myspace.com/caesdocerrado


Musicalmente influenciados pelo punk seminal da década de 70, contaminam essa sonoridade estrangeira com suas próprias raízes, sua própria época, fazendo algo intenso, verdadeiro e meio perturbador. O grupo também é integrante do coletivo Pegada, organizador de uma das noites do Grito Rock BH, juntamente com o bar A Obra e ficou em segundo lugar na prévia do Grito Rock BH.







Slama (BH - Minas Gerais)

www.myspace.com/islama


No começo dos anos 90' Belo Horizonte contava com uma Cena Rock bem consistente. As Independentes Virna Lisi, Chemako, e outras que já começavam a ganhar um reconhecimento nacional como o Pato Fu e Skank aqueceram o Cenário Mineiro. O !Slama fez parte dessa cena, formou-se em 1993. Sonoridade encorpada com influências de iggy pop, jesus and mary chain, sonic youth, picassos falsos e barulhos de 60's e 80's e letras despretensiosas, compõem a atmosfera urbana das canções. Belo Horizonte Rock Independente Fest - BHRIF e Canta Minas 96 (tv Globo) foram alguns dos Festivais onde o !Slama teve um bom reconhecimento de crítica e público. Em 2004 gravou seu 1º cd "!Slama" e atualmente a banda vem trabalhando no que será o 2º, ainda sem título, mas já disponíveis aqui no Myspace os singles "Quando me encontro com o vazio" e "Poeira lunar". O Slama venceu a quarta prévia do Grito Rock Sabará.



RockNova (Belo Horizonte - MG)

www.myspace.com/bandarocknova


Uma banda que consegue misturar com muita propriedade o rock alternativo à linguagem pop. A intenção, de acordo com o grupo, é sair do lugar comum, falar algo que precisa ser dito por meio de melodias contagiantes. Por isso o quarteto prima por arranjos simples e letras diretas, que tocam os ouvintes. A banda venceu uma das prévias do Grito Rock BH e a prévia do Grito Rock Vespasiano.






HCR (Sabará-MG)


Banda que mistura rap com rock/hardcore produzindo um som forte e com letras politizadas. A pesar da ausência de músicas disponibilizadas na internet, a banda mostrou que já conquistou o público sabarense ao vencer a primeira prévia do Grito Rock Sabará realizada em dezembro de 2008.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa banda lupe de lupe é muito boa. Vi eles no matriz um dia.