13 de fevereiro de 2009

Conheça as bandas do Grito Rock Sabará (dia 07-03)

Maquiladora (São Paulo-SP)

www.myspace.com/maquiladorayeah

Maquiladora é uma banda de rock alternativo de São Paulo, "marcada pela energia, pela agressividade e pelo deboche que maquila os conflitos de mentes questionadoras." A banda surgiu em abril de 2007, pela necessidade que suas integrantes compartilhavam de berrar suas idéias num rock de identidade própria. Em Outubro do mesmo ano entraram em estúdio para gravar cinco músicas e lançaram sua demo. A banda já abriu o show da banda holandesa Bambix, tocou na VII Edição do Araraquara Rock 2008 e atualmente está em estúdio gravando um cd com 14 músicas.


4 (Sabará-MG)

www.myspace.com/4instrumental

Formada há apenas 10 meses a banda instrumental tornou-se rapidamente o maior nome da música de Sabará tocando em várias cidades e festivais importantes no circuito independente mineiro como o Escambo e o Minas Instrumental (Sabará), BH Indie (BH), Arena Livre (Vespasiano) e Marreco (Patos de Minas). Além disso a banda também já tocou em Divinópolis e Uberlândia e prepara-se para fazer sua estréia em Montes Claros durante o festival Grito Rock.


Radiotape (Belo Horizonte-MG)

www.myspace.com/radiotape

A banda vai do alternativo ao pop, buscando toda a inspiração melódica de Beatles, Beach Boys,Teenage Fanclub e Lemonheads e com a pegada do The Who, Oasis, Jet e Mando Diao. No final de 2007 entraram em estúdio para gravação do primeiro disco “Pequenas coisas me fazem feliz”, contendo 11 faixas e que contou a produção e participação do experiente Anderson Badaró, do Verbase. Lançado em maio de 2008 pelo Senhor F Virtual, o disco vem ganhando destaque em sites importantes de música e blogs relacionados ao gênero.


Aura (Divinópolis-MG)

http://www.myspace.com/auraindie

Formado em Divinópolis no ano de 2002, o AURA... surgiu da necessidade de expressar as angústias de seus integrantes quanto ao cotidiano. Para o AURA... a música é tida como uma forte maneira de potencializar e canalizar suas emoções e sentimentos. Entre suas principais influências, encontram-se bandas como Sunny Day Real Estate, Mineral, Elliott, Appleseed Cast e The Promise Ring. Em 2008 a banda criou o coletivo Anti-Herói em Divinópolis que pela primeira vez realiza uma edição do Grito Rock na cidade. O Aura também já tocou na Festa à Fórceps (BH), no festival Escambo (Sabará) e no Timbre Noise (PR). Além do Grito Rock Sabará a banda se apresenta também no Grito Rock Vespasiano, Montes Claros e Divinópolis.


The Melt (Cuiabá-MG)

www.myspace.com/themeltrock

A banda The Melt surgiu em 2003 com uma "proposta garage rock cru e sem firula, o que fez o trio se firmar como uma das bandas mais tradicionais da atual cena de Cuiabá". O grupo já tocou no Festival Calango (2005, 2006, 2007 e 2008,) Festival Volume (2007 e 2008), Grito Rock Cuiabá (2005, 2006, 2007 e 2008), Festival Bananada (GO) e Festival Timbre Noise(PR) em 2008.


Isso (Belo Horizonte-MG)

www.myspace.com/conjuntoisso

Banda vencedora da segunda noite de prévia do Grito Rock Sabará, a Isso conta com Pedro (guitarra e voz) e Viné (bateria e voz) e às vezes, ou em parte do show, com um baixista. A banda, recém-formada, tem letras em português e é classificada por seus integrantes como "uma banda de rock, tocando músicas de utoria própria desde que nasceu".


Elephas (Lavras-MG)

www.myspace.com/bandaelephas

Banda formada em 2003 que procura não "se prender a rótulos ou modismos". Em 2006 lançou o disco "O Quanto antes...." e em seguida o EP "Depois do Silêncio", gravado na segunda metade de 2007. O Elephas é responsável por promover o festival independente D'Arte e em 2007 foi uma das atrações do festival Garimpo (BH) promovido pelo bar A Obra e pelo programa Alto Falante.


Soprones (Montes Claros-MG)

www.myspace.com/soprones

A banda Soprones foi formada em 2008, com o objetivo de produzir inquietação política e social através da música. O quarteto "enfia o dedo nas feridas da sociedade sem medo, apresentando em suas canções letras apimentadas e diretas, com sonoridade agressiva caracteristica do estilo punk rock, hard-core". Integrantes do grupo fazem parte do Instituo Geraes, um dos fomentadores da cena local e responsável pelo festival Catrumano.


Seu Juvenal (Uberaba-MG)

www.myspace.com/seujuvenal

Embora criada em Uberaba em 1997, 3 dos 4 integrantes vivem hoje em Ouro Preto. Com vastas influências (Rock noise, punk rock anos 70, hard rock, heavy metal, os malditos da MPB) o Seu Juvenal lançou em 2004 seu primeiro cd “Guitarra de Pau Seco” produzido por Ronaldo Gino (ex-Virna Lisi). Em 2008 o grupo lançou o disco “Caixa Preta”, marcando o retorno da banda ao cenário da música independente brasileira com apresentações no festival de inverno de Ouro Preto e no Marreco realizado pelo coletivo Peleja em Patos de Minas (MG).