6 de outubro de 2008

Festival Contato em São Carlos

O CONTATO – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica é um projeto da Universidade Federal de São Carlos que fomenta o cenário cultural de nossa região e busca desenvolver integração em torno de atividades artísticas. É composto por apresentações gratuitas de música, cinema, instalações de arte eletrônica, atividades de formação e de aperfeiçoamento de profissionais nas áreas abrangidas.


O CONTATO é um evento anual, realizado por projetos da UFSCar que almejam a partir de sua articulação estabelecer parcerias para a pesquisa e desenvolvimento de processos de produções artísticas e comunicacionais dentro das constantes atualizações de tecnologia e relação com a sociedade.Todo este trabalho busca acontecer de modo que o espaço aberto ao intercâmbio de novas produções e suas exibições seja propício à articulação dos setores em prol de novos desafios, capazes de fortalecerem e integrarem os potenciais de criação.


O projeto é realizado pela Rádio UFSCar, pelo CineUFSCar, pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico – LAbI e pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar, além dos diversos apoiadores e parceiros.


PROGRAMAÇÃO DE SHOWS


Sábado - 11/10


Malditas Ovelhas! (Araraquara-SP) - Quem abre o festival na praça do Mercado Municipal é a banda instrumental de Araraquara, com muita experimentação na mescla de diversos gêneros, que faz a música chegar a paisagens alternativas com um ótimo trabalho de textura. Recentemente, lançaram sua primeira demo, com algumas faixas gravadas durante uma Transmissão Independente na Rádio UFSCar.
www.myspace.com/malditasovelhas

Cérebro Eletrônico (SP) - De volta a São Carlos, os músicos que se apresentaram ano passado com o Jumbo Elektro, trazem desta vez o projeto-irmão, embalados pelo lançamento neste ano do segundo disco, "Pareço Moderno", mais pop e com mais referências brasileiras, além de boas pitadas de poesia psicodélica.
www.cerebrais.com.br

Plano Próximo (São Carlos - SP): Banda da casa, já conquista bons fãs pela região, com seu powerpop regado aos bons gritos femininos e à performance rock and roll. Estarão lançando oficialmente no festival seu primeiro disco, intitulado "Wasabi".
http://www.myspace.com/planoproximo

Guizado (SP) - Guilherme Mendonça, o Guizado, já trabalhou com diversas bandas da cena alternativa brasileira, mas foi neste ano que lançou oficialmente seu projeto, de composições próprias, intitulado "Punx". Junto a ele, se juntam Rian Batista, Régis Damasceno e Curumin, para dar mais corpo às paisagens sonoras instrumentais, caleidoscópios de uma São Paulo babilônica.
http://www.myspace.com/guizado


Zero16 & Ganja Groove (São Carlos - SP) - Parceria que promete esquentar a noite de sábado do festival. Os elementos funk, soul e hip hop da banda que traz no nome o código de área de São Carlos e região se junta às diversas vertentes do reggae, que o coletivo amigo vêm se dedicando. Promessas de improvisos, groove, e muita energia no palco, que vai estar cheio.
http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=221155764
http://www.myspace.com/ganjagroove

Porcas Borboletas (MG): O Porcas chega a São Carlos como uma das principais bandas da cena independente, tendo rodado diversos festivais por todo o país com sua música escrachada e sua performance bem autêntica, misturando rock and roll com outros elementos e experimentando com as letras que brincam entre a ironia e a ternura.
www.porcasborboletas.com.br

Curumin (SP): Na estrada com seu novo disco, "Japan Pop Show", Curumin chega a São Carlos com a promessa de um grande show, caracterizado pela mistura de diversos elementos da música negra, como o samba rock, o dub e o hip hop. Muito suingue proporcionado por uma formação não convencional, com o músico levando a batera e soltando a voz, e com metade da base intrumental originadas das máquinas dos Aipins, que o acompanha.
http://www.myspace.com/curumin

Jards Macalé (RJ): O carioca, tido como maldito da mpb desde o início da carreira, encerra a noite do festival com um show baseado no seu último disco, "Macao", lançado este ano, e que mistura releituras de músicas clássicas de alguns amigos, versões de antigos trabalhos seus e novas canções autorais. Bom humor na voz e violão do mestre, que estará acompanhado por sua banda, recheada de músicos experientes.
www.jardsmacale.com.br

Domingo - 12/10

Criatua (São Carlos - SP) - Classic rock na veia. Com mais de 10 anos de estrada, o Criatua abre o segundo dia de shows na praça, com canções próprias influenciadas por várias vertentes setentistas, com som bem pesado, à base de riffs potentes e guitarras virtuosas.

Blues the Ville (São Carlos - SP): Quem conhece o trabalho da banda de blues sãocarlense não perde a chance de presenciar seus shows, sempre hilariantes, cheios de improviso e brincadeiras entre cada uma das músicas que fazem parte do álbum "Da Vila para o Blues, lançado ano passado. Depois de tocar junto com o trem na 1a edição do Festival, fica a promessa de novas surpresas acontecerem no show dos rapazes de macacão branco.
www.myspace.com/bluestheville

Astronauta Pinguim (RS): O Moogman brasileiro mereceu o convite para voltar este ano a sãocarlos, depois de lançar seu 2o disco "Supersexxxy Sounds" na festa do Independência ou Marte. O figura conquistou a todos com seu Pink Rock performático, bem humorado e espacial, recheado de timbres vintage de sua coleção de teclados e sintetizadores.
http://www.myspace.com/astronautapinguim

As Cobras Malditas (SP): Diretamente das garagens paulistanas As Cobras Malditas vem trazer muitos berros, distorções e pancadas mentais, na mistura de punk, surf e blues, para começar a tirar suor de verdade de quem estiver por perto do centro da cidade.
http://www.myspace.com/ascobrasmalditas

Macaco Bong (MT): O power trio cuiabano estará voltando de apresentações internacionais e nem chegará a aterrisar em sua cidade natal. Vêm direto hipnotizar o público sãocarlense com suas composições que costumam chamar de instrumental erótico, passando por diversas paisagens e climas expressivos, além de momentos virtuosos e improvisos nas músicas que fazem parte de seu primeiro disco recém-lançado, "Artista Igual Pedreiro".
http://www.myspace.com/macacobong
Álbum Virtual Gratuito

The Dead Rocks (São Carlos - SP): A banda mais internacional da cidade dá sequência à música instrumental no festival, com o surf e rockabilly de seu mais novo disco "One Million Dollar Surf Band", lançado recentemente em turnê na Europa. Na estréia do disco em terras sãocarlenses, os moços de ternos vermelhos devem colocar fogo na pista e botar todo mundo para dançar.
www.deadrocks.com.br

King Automatic (FRA): A primeira atração internacional a se apresentar no Contato este ano vem diretamente de Nancy, na França. O homem -banda promete tirar muito barulho da guitarra, gaita e bateria que traz na mala e deixar a mulecada insana, à base de muita energia de seu surf e indie rock garageiro.
http://www.kingautomatic.com/

Mudhoney (USA): Completando 20 anos de vida, uma das bandas ícones do movimento grunge de de Seattle, o Mudhoney é referência para todos as gerações de roqueiros que vieram na sequência. De volta ao Brasil, eles trazem no repertório o quentíssimo álbum "The Luky Ones" lançado este ano, além de clássicos que que prometem lotar a Praça do Mercado, no centro de Sanca.
www.mudhoneysite.com
www.subpop.com/artists/mudhoney

Nenhum comentário: