6 de novembro de 2007

TEIA 2007: Tudo de todos

Uma amostra da produção cultural brasileira contemporânea que normalmente é ignorada pela grande mídia estará presente na TEIA 2007 que acontece em Belo Horizonte entre os dias 07 e 11 de novembro. O evento pretende fazer "o maior encontro de diversidade cultural do Brasil", promovendo a reunião de mais de 600 Pontos de Cultura que estão atuando assiduamente na produção, preservação, resgate e promoção cultural em todas as regiões brasileiras. A extensa programação da TEIA conta com shows, exibição de vídeos, filmes, palestras, mesas de discussão, exposições e oficinas que juntos vão promover uma maratona rara de se ver em terras mineiras.

Pontos de Cultura

Através de uma iniciativa do Ministério da Cultura, o programa governamental Cultura Viva ofereceu estrutura para trabalhos culturais que já vinham sendo desenvolvidos por diversas instituições em suas cidades. Com o apoio do governo federal essas instituições e suas respectivas iniciativas na área cultural se tornaram Pontos de Cultura e receberam apoio financeiro do governo para se fortalecer, expandir e consolidar o trabalhos já desenvolvidos.

Atualmente existem 650 Pontos de Cultura pelo país atuando nas mais diversas esferas culturais. A intenção do Ministério da Cultura é que os Pontos de Cultura promovam a articulação da produção cultural local, promovendo o intercâmbio de linguagens artísticas, difundindo a cultura digital e gerando renda.

A rede TEIA

A TEIA nasceu da necessidade de unir essa diversa e intensa produção cultural realizada pelos Pontos de Cultura promovendo a troca de experiências e incentivando novas iniciativas. O lema "tudo de todos" deixa bem claro o modo a partir do qual a TEIA pretende trabalhar, valorizando a pluralidade, o processo horizontal e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.

Programação

Entre os nomes que de alguma forma participarão da TEIA 2007 estão o do presidente Lula e do ministro da Cultura Gilberto Gil. Além deles haverá shows com músicos como Jards Macalé, Rappin Hood e Alceu Valença, exibição de filmes consagrados como O ano em que meus pais saíram de férias e Cartola, além da presença de intelectuais e diversos nomes de relevância no cenário social e cultural brasileiro.

Veja Programação Completa


Nenhum comentário: