6 de outubro de 2010

Plantão Fórceps: 2° Seminário Intenacional de Gestão Cultural

Espaços Culturais: Este é o tema debatido no 2° Semináiro Intenacional de Gestão Cultural que começou ontem em  BH e vai até o dia 08. O Fórceps não poderia deixar de estar presente! Cheguei hoje cedo, fui direto para o credenciamento e  em seguida para a primeira palestra que para mim, indicou a face que mais terá relevância neste processo; A reflexão dos espaços pelo lado da imaginação criativa. A fala de Alcione Araújo construiu pilares para os trabalhos desenvolvidos ao longo do dia por diversos convidados, desde arquitetos, gestores, dramaturgos, jornalistas entre outros. 

Minha ideia não era relatar jornalisticamente cada palestra, entrevista ou mesa redonda e sim, reforçar a importância deste momento histórico de construção, reflexão, trocas de tecnologias e processos para o andamento de ações de agentes de todo país, pautados em diversos projetos distintos.

Há horas em que toda cultura não passa de mera varinha para pescar recursos. Esquecem da arte, da criação e da liberdade. Estes foram pontos que passaram imbutidos durante todo o dia, por diferentes olhares. Pontos que se aquecem ao vitalizar a energia das pessoas e sensibilizam ao ponto de levar tal pensamento na hora de construir uma rede de articulação em que verdeiros agentes culturais possam se unir.

Amanhã continuemos nossa saga com direito a festinha de aniversário do Fórceps logo em frente depois no Bordello.

João Rafael

Nenhum comentário: