27 de agosto de 2010

Gramophone: Mais um festival Independente em Minas!

O Coletivo Colcheia de Sete Lagoas (MG) lança seu festival, integrado ao Calendário Mineiro de Festivais Independentes que conta com grandes festivais estão agitando Minas Gerais e promovendo uma revolução na música e na cena mineira. São 15 cidades do nosso estado, articulados no Fora do Eixo Minas, uma rede de coletivos de produção musical. O Festival Gramophone de Música Independente acontece dias 03, 04 e 05 de setembro/ 2010. 

Através da troca de serviços e da com princípios de economia solidária e tecnologia livre os coletivos do FEM produzem diversos eventos e festivais, promovendo a circulação, distribuição e difusão da música independente em Minas. 

Ente estas ações, as Noites Fora do Eixo mobilizam mensalmente as cidades do Circuito Mineiro de Festivais Independentes, sempre de forma livre, de acordo com os trabalhos e a demanda local desenvolvidas pelo coletivo. Só neste ano serão 15 festivais, em 14 cidades, durante 13 semanas, contemplando mais de 150 bandas e atingindo um público direto de mais de 25 mil pessoas. As cidades mineiras que estão no calendário são Barbacena, Belo Horizonte, Divinópolis, Guaxupé, Itabirito, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ribeirão das Neves, Sabará, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Vespasiano.

Conheça as bandas que estarão presentes nos palcos do Gramophone:


SEXTA, DIA 03/09, OPINIÃO PUB

00h - CHARGE (SL / BH)



O Charge é uma banda simples! Sobe no palco, toca o rock´n´roll e expressa todo o feeling que tem pelo som!!! Guitarras marcantes e solos gritantes, baterias destruidoras, baixos pesados, cerveja, amigos, mulheres e valvulados!!! É necessário ver essa banda de perto, no palco, pra entender a força que este grupo possui.








1h30 - PEQUENA MORTE (BH)

Pequena Morte é prazer. Por parte dos músicos, uma festividade sonora surgida do encontro de pessoas dispostas a celebrar a vida. Por parte do público, uma vibração regada a suor, com pessoas convencidas a gastar a sola do sapato se divertindo como a música sugere.
twitter.com/pequenamorte



SÁBADO, DIA 04/09, PRAÇA TIRADENTES


15h - EL´SON DA TERRA (Sete Lagoas)

Cantor e compositor da mística, da política e da ciência... seu rock é auto-denominado “Rock Transmutativo”. Seu primeiro CD, intitulado Sete, traz composições próprias, com temas ligados às energias cósmicas, amor, homem mulher, em uma leitura bem filosófica e despretensiosa. Você como o seu próprio redentor! O rock do "louco"... poucos o entenderão! Venha! Seguiremos juntos!





16h - 4 INSTRUMENTAL (Sabará)

Integrada ao ColetivoFórceps, o 4instrumental nasceu em 2008 com influências que vão desde a música instrumental brasileira até o rock inglês contemporâneo. A banda, que prepara o lançamento de seu primeiro CD ainda em 2010, tem se destacado pelo som expressivo e pela habilidade técnica de seus integrantes.

twitter.com/4instrumental










SÁBADO, DIA 04/09, ANFITEATRO DO CASARÃO







18h - PHONOMÉTRICA (Sete Lagoas)

Alguns amigos se encontraram um dia em um pub de Sete Lagoas pra fazer um som, resolveram levar os valvulados, pedais de efeitos, guitarras, baixos e bateria, e tocar coisas que gostam; ao perceberem que rolou um som intenso, entraram em processo de composição que levasse em consideração uma sonoridade densa, com harmonias bem construídas e polirritmias vertiginosas.


19h - MONOGRAMA (BH)

A banda surgiu e virou a personagem principal na vida de quatro amigos que se descobriram com diversas afinidades musicais. Resolveram tocar suas músicas favoritas juntas, até que descobriram o prazer de compor e não pararam mais. Em 2009 foi lançado o primeiro EP, “Conto do faz de conta”, cuja inspiração é transmitir a idéia de que as músicas são diversos capítulos de uma mesma história e, juntas, formam um verdadeiro conto. 

20h - GANGA BRUTA (Sete Lagoas):

O rock em seu estado bruto. A partir de diversas influências, a banda resgata sonoridades das raízes para suas composições: blues, sertão, crítica social e miudezas do interior mineiro unidos a arranjos simples que dialogam com letras diretas e que mantém um dedo apontado para as mazelas da sociedade. Integrante do Coletivo Colcheia, a Ganga Bruta já tem dois discos gravados e lançados de forma independente: Eletrolíticos (2008) e O Terceiro Lado da Moeda (2010).




twitter.com/gangabruta






Graveola e o Lixo Polifônico é uma oficina de experimentação, uma caixa de possibilidades poético-sonoras. Das aproximações insólitas, o choque. Reagem os nomes: estética do plágio, pós-tropicalismo, culinária sonora, barroco-beat. Dos sotaques refinados ao kitsch, o lixo polifônico sequestra a legibilidade vomitada do pop e incorpora tudo ou qualquer coisa como ferramenta sonora, mistura o fino e o grosso a ponto de torná-los indistinguíveis. “Eis o liquidificador, o totem”. 












twitter.com/graveola



DOMINGO, DIA 05/09, ANFITEATRO DO CASARÃO







18h - MARIA MELODIA (Sete Lagoas)

Morros e ladeiras, versos e prosas, vinhos e cervejas, leituras e filmes, músicas, muitas músicas, muitas músicas nunca escritas, muitas músicas nem criadas, muitas músicas nem ditas.


19h - MANOLOS FUNK (Vespasiano)


Quarteto mineiro que desde 2005 mistura o funk, o rock, o grunge e o pop resultando numa sonoridade original cuja mistura dessas influências, a métrica, os timbres, as letras e a energia no palco dão à banda uma identidade própria, não rara, às vezes, em que ela é rotulada pelo tenebroso e temido “pop”. A banda lançou seu primeiro EP, que tem em seu conceito uma nova maneira de se fazer o bom e velho Funk, com a cara do século 21. 

twitter/manolosfunk


0h - GRUVIE (Sete Lagoas)

Formada pelos irmãos Lucas e Thiago, e por dois primos, Bruno e Paulinho, o Gruvie é um grupo com identidade própria. Sintonia substancial, quase que molecular. Todo este entrosamento, somado à miscelânea de influências e à gigantesca liberdade de criação, torna quase impossível rotular a banda. Um grupo de amigos e de música, amante do rock e das artes. A banda, que integra o Coletivo Colcheia, se prepara para lançar ainda em 2010 o primeiro CD, intitulado “Da insônia ao desaneio”. 

twitter/gruvie_


21h - VANDALUZ (Patos de Minas)


Queremos apenas mudar o mundo e já que não somos eternos, que seja por um segundo. Vandaluz é sem estilo, nem desconstrução é palpite do coração! Vândalos da música, lanterna que nus conduz, caminhando pro céu, deixando o desrespeito na cruz. São 3 músicos, 1 boêmio e 1 poeta que pretendem divulgar trabalhos de apelo crítico, com a ingênua intenção de estimular a liberdade, de fazer arte com responsabilidade e alegria, pensar e até influenciar a cultura brasileira.




twitter.com/bandavandaluz

SERVIÇO

O que: Festival Gramophone de música independente

Quando: de 3 a 5 de setembro
Onde: Opinião PUB / praça Tiradentes / Anfiteatro Casarão
Quanto: R$5 / passaporte R$12
Ingressos: Loja Ops!, Opinião PUB e Lago Cell



















Mais Informações: (31) 9252 4771 (Ana Paula Lanza) /  http://festivalgramophone.blogspot.com 

Nenhum comentário: