16 de novembro de 2009

1ª Feira da música do Sul

A primeira edição da Feira da Música do Sul acontece nos dias 19, 20, 21 e 22 de novembro de 2009 nos pavilhões da Fenac, município de Novo Hamburgo, situado a 42 quilômetros de Porto Alegre. O evento pretende reunir em um mesmo espaço múltiplas atividades ligadas a toda cadeia produtiva da música. Será uma otima oportunidade para troca de experiências e contatos capaz de estimular a organização e o fomento do setor.

A Feira da Música do Sul terá uma programação rica e diversificada. Na mostra de Produtos e Serviços, distribuída em cerca de 60 estandes, a cadeia produtiva da música estará representada por fabricantes de instrumentos musicais e equipamentos, mídia especializada, indústria fonográfica, projetos sociais, além de uma praça de alimentação que priorizará a Economia Popular e Solidária.

A cadeia produtiva da música também será objeto de Painéis e Oficinas, com personalidades da música e agentes culturais com o objetivo de buscar a qualificação dos trabalhadores da cultura e a difusão de informações. O Sebrae/RS oferecerá painéis sobre suas atividades na área cultural e sobre crédito para pequenas empresas, além de uma oficina sobre o Empreendedor Individual. O Coletivo Fórceps estará presente na Feira acompanhando os debates e apresentando seu trabalho.

Nas rodadas de negócios músicos, compositores e produtores irão interagir com empresários, representantes de selos e gravadoras, fabricantes de instrumentos musicais e equipamentos, programadores de feiras e festivais, entre outros profissionais do setor.

A programação musical flutuará entre panoramas do século XX da música gaúcha: os festivais nativistas, o rock gaúcho e a música popular urbana. A ideia é valorizar os principais compositores, intérpretes e instrumentistas destes movimentos surgidos nos anos 60, 70, 80 e 90 em shows coletivos com artistas gaúchos. Também será organizado um acampamento, abrindo espaço para momentos inspirados nas tertúlias nativistas.

Nesta primeira edição, a feira tem como principais articuladores o Fórum de Economia da Cultura, coordenado pelo deputado Ronaldo Zülke (PT/RS) na Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do RS, e o Fórum Permanente de Música do RS, na pessoa do músico Moysés Lopes. A realização é da GB Produtora e são apoiadores do projeto a Fenac, sede do evento, o Sebrae/RS, a Agência Brasileira de Promoção das Exportações do governo federal (Apex Brasil), a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a Brasil, Música e Artes (BM&A), a Unimed, a Converse e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A Feira tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e patrocínio da Petrobras e Eletrobrás.

Confira a programação completa

O que: Feira da Música do Sul
Quando: 19 a 22 de novembro de 2009, de 10h às 24h
Onde: Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo

Nenhum comentário: