9 de março de 2008

Zé do Caixão no Palácio das Artes

Na próxima segunda-feira, 10 de março, o cineclube Curta Circuito apresenta quatro raros curtas de José Mojica Marins, o Zé do Caixão: A sessão acontece no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, às 19 horas e tem entrada gratuita.

Segundo a equipe do Curta Circuito, a idéia da sessão é tentar mostrar um outro lado da obra de Mojica, focada em sua técnica e não em seu personagem mais famoso. "Mojica se impõe... e nos impõe um mundo particular. Mundo este, diga-se de passagem, povoado por medos, taras e traumas inerentes à própria existência. E é daí que parece florescer o grande "tema" de seu cinema: o conflito entre os instintos animais do homem e o seu superego regulador, sustentado pela moral e pela religião", diz o material de divulgação.

Programação:

Evolução (Homens versus máquinas) 1979, 8’, 35 mm
Botões são pressionados de maneira frenética, até que alguém detona a bomba atômica e o homem retorna ao tempo das cavernas.

Reino sangrento 1950, 9’, 16 mm
Aventura ambientada na selva amazônica. Dois garotos são feitos prisioneiros por um sultão malvado e levados ao palácio. Registro mais antigo da obra do diretor.

Sentença de Deus 1955-56, 17’, 35 mm
Drama noir sobre uma família desestruturada. O filme foi interrompido por sucessivas mortes no elenco.

Simplesmente mulher (A imigrante) 1979, 9’, 35 mm
A trajetória de uma mulher especial e misteriosa é contada desde sua chegada ao Brasil.

Nenhum comentário: