25 de dezembro de 2007

Escambo incentiva música independente em Sabará

Mais de 100 pessoas passaram pela primeira edição ESCAMBO - Festival de Experiências Musicais, realizado no sábado (22) em Sabará. Na programação seis bandas (Celavi, Trianon, Cold Eaten Plate, HCR, Artfact e Sapotchen) e três oficinas que juntas contribuíram para a construção de uma cena de música independente na cidade e para o estabelecimento de um circuito que permita a circulação de músicos e produtores por várias cidades da região.

Com uma variedade que foi do rock semi-acústico ao heavy metal, o ESCAMBO permitiu que bandas da cidade que nunca haviam se visto, se reunissem e trocassem informação. Para incrementar o cenário de troca os belorizontinos Claudão Pilha e Danelectro trouxeram na bagagem informações adquiridas em anos de experiência no cenário musical. Claudão falou sobre a importância de olhar para a cena musical independente e lembrou que além dela comportar uma grande diversidade cultural, também tem relevância econômica, tanto que a Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) começou a trabalhar com o Ministério do Trabalho antes mesmo de estabelecer parcerias como Ministério da Cultura.

Claudão também lembrou que em 10 anos como músico só tocou em cerca de cinco cidades do Estado e avisou que isso mudará com a construção do Circuito Mineiro de Bandas Independentes, que vai proporcionar que os músicos circulem por todo o Estado se apresentando em todas as cidades que estiverem participando. Por fim, ele garantiu que o bar A Obra está de portas abertas para receber todas as bandas independentes e convidou os participantes do ESCAMBO a se apresentarem no bar.

Já o músico Danelectro, da banda Esquadrão Atari, realizou uma oficina em que ensinou aos músicos como realizar gravações caseiras. A idéia é que os músicos aprendam a utilizar programas de computador que permitam que eles mesmos gravem seus instrumentos em seus próprios computadores sem a necessidade de gastar dinheiro com horas de estúdio. A outra oficina ficou a cargo de Marcelo Santiago que explicou como registrar músicas gratuitamente no Creative Commons e deu dicas de sites para divulgar trabalho musical.

Uma mudança de última hora na programação fez com que a Miss Leck ficasse apenas por conta da discotecagem, dando lugar ao Cold Eaten Plate. Única banda que não era de Sabará, os belorizontinos entraram na programação na última hora e se mostraram satisfeitos com a resposta do público, que deve vê-los novamente durante o Grito Rock Sabará no carnaval de 2008.

Outra conquista do ESCAMBO foi a arrecadação de alimentos que serão repassados a instituições sociais da cidade. O destino mais provável de tudo o que foi doado pelos participantes é a AFFAS situada em General Carneiro e que, entre outras coisas, possui uma cozinha comunitária no bairro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que bacana saber que as atividades andam movimentadas por ai. abraços e um ótimo 2008 para vcs.

Leo Santiago disse...

Legal saber que as pessoas de outros lugares estão acompanhando.

Valeu.

Cláudio disse...

pq não rolou iconili no festival? infâmia!