5 de novembro de 2010

Primeira edição do festival Balido trás o experimentalismo do El Efecto

Cariocas participam do debate sobre circuito cultural fora do eixo e se apresentam em Ipatinga

O III Congresso FDE está dando frutos positivos desde seu primeiro minuto e em fazendo a diferença na hora de transformar nossas cidades. Depois de uma bomba de energia e uma boa injeção de animo, os membros do recém formado Coletivo Pé de Cabra que o diga! Voltaram a todo vapor pra sua cidade natal, Ipatinga, situada no Vale do aço mineiro.

Este vapor vem como a máquina Festival Balido, que de uma forma avassaladora e com pouquíssimo tempo de produção ganhou vida e transformará Ipatinga neste sábado, dia 06 a partir das 16h. Além de shows acontecerão debates, dentro do observatório Balido, onde temas como cena cultural fora do circuito comercial e produção independente. Será este, o primeiro debate do Coletivo Pé-de-Cabra. O encontro terá a presença de produtores culturais, músicos, artistas plásticos e visuais, arquitetos e jornalistas. O objetivo é divulgar, discutir e fazer propostas para dinamizar e fomentar o circuito cultural do Vale do Aço. 


O Coletivo Fórceps estará representado no Balido pelo seu membro, João Rafael, juntamente com pessoas do Fora do Eixo Minas, que entram na van visando participar deste momento marcante e passar um pouco mais de incentivo para o Pé de Cabra. 

O grupo carioca El Efecto é um dos representantes de peso que trará ao Vale do Aço a experiência de produção de bandas independentes. Forma da em 2002, a banda apresentará a sonoridade com misturas de vários instrumentos musicais: cavaquinho, trompete, flautas, percussões e bases pré-gravadas somadas a base rock do baixo, guitarra e bateria e letras que propõe a discussão sobre as posturas individuais e coletivas, transitando entre a angústia das constatações e a esperança nas transformações.


O produtor do Coletivo Pé.de.Cabra, Francisco Petrônio, destaca o interesse da classe artísticas na participação do evento. “Estamos recebendo vários contatos de pessoas interessadas em debater o circuito não comercial. Vamos buscar alternativas e somar forças para produzir grandes eventos e propostas de qualidade para a Região”, destaca.

Mediando o observatório Balido, estará o mais novo integrante do Coletivo Pé.de.Cabra, Guilherme Miranda. Na pauta do debate estará, primeiro, a apresentação do Circuito Fora do Eixo, feita por Lucas Mortimer do coletivo Pegada de Belo Horizonte e também do núcleo de circulação do Fora do Eixo Minas. O produtor é um dos responsáveis pelo Fórum de Música de Minas e dos festivais Transborda e Grito Rock também da capital mineira.

Em seguida, será colocada em discussão a formação do circuito cultural - política e cultura. No debate ainda estão presentes o doutor em Historia e pesquisador em artes visuais, Roberto Abdala. O ex-baterista da Chica Baé e proprietário do estúdio de gravação Rec, Rubens Ramalho, também abordará as produções autorais regionais.

Em seguida, será colocada em discussão a formação do circuito cultural - política e cultura. No debate ainda estão presentes o doutor em artes visuais da Unileste, Roberto Abdala. O ex-baterista da Chica Baé e proprietário do estúdio de gravação Rec, Rubens Ramalho, também abordará as produções autorais regionais.

O Pé de Cabra nasceu praticamente de uma banquinha de discos, coordenada pelo Xicu, seguindo sua especialidade, o Balido contará então com uma feira de camisetas, discos (CD e Vinil), livros, DVDs e outros objetos do circuito independente. O estudante de arquitetura, Esdras Aurélio, expõe trabalhos de artes plásticas. Além da El efecto, o Balido também terá o sons da Zói de Curupira, Cumprade Nestor e Gustão e os BreckandDeckers.

SERVIÇO

O que: Festival Balido
Onde: Clube Asa (rua Filipenses, 85), ao lado do Bretas do bairro Bethânia (Ipatinga)
Quando: 06 a partir das 16h
Quanto: R$ 12 com direito a meia-entrada
Informações: (31)8809-4211 /  coletivope-de-cabra.blogspot.com

Nenhum comentário: