Espaço abriga quatro das principais entidades de Sabará
Depois de dois anos e meio se reunindo em praças, restaurantes, casas de integrantes e principalmente na internet, o coletivo Fórceps alcançou um de seus principais objetivos com a inauguração da Casa José Figueiredo Silva (CJFS). Sede conjunta de quatro entidades de Sabará (MG) a casa abriga escritório, espaço para shows acústicos, exibição de filmes, oficinas, exposição de obras de arte e de produtos culturais.
Além de permitir maior integração e diálogo entre os integrantes do próprio coletivo o espaço possibilitará também uma intensificação na troca de informações e experiências com as outras entidades locais e a potencialização das ações de todos os envolvidos, já que a CJFS está situada na principal rua da cidade, bem no centro histórico de Sabará.
A inauguração
Embora a reforma ainda não tenha sido finalizada, o espaço foi oficialmente inaugurado no sábado (05) com a realização de shows, discotecagem e exibição de vídeos. Com capacidade para 60 pessoas, a casa não teve dificuldades para lotar rapidamente. Waguinho, integrante da Ong Leão (entidade parceira) abriu a noite com músicas próprias e releituras de MPB e reggae. Em seguida o belorizontinos do Monograma justificaram o barulho feito em torno do nome da banda nos últimos meses com uma bela estreia na cidade, que ainda não conhecia o grupo. As irmãs da Fofoca Erudita foram a terceira atração e apresentaram o repertório que já é conhecido do público local e vem ganhando destaque fora da cidade. Fechando a noite o poeta Marcelo Rocha (Governador Valadares-MG) apresentou as músicas de seu disco de estreia, também já conhecido dos sabarenses, já que o músico foi uma das atrações da terceira edição do festival Escambo em 2009.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiE3Ttwaxf1xJIzkQ6neDuXvV4tFKmeRB1cbUJa67_21PFEBVdaBwhWcRjDao8l0cVzlHbvJm6SrbC2vNq_ezC-pXxNhlI3S4DZsXTgxZL5DfBs5RXRB9qg6DRCw9Eyqztc3dM79Ti4x2Y/s200/abertura+da+sede+7.jpg)
A partir dessa semana a CJFS estará aberta diariamente das 9h às 18h. O espaço fica na rua Dom Pedro II, 294, no centro de Sabará. Para outras informações: forceps@forceps.com.br ou (31) 96763002
Sobre as entidades da CJFS
Coletivo Fórceps
Criado em outubro de 2007 em Sabará (MG), o Fórceps é um dos primeiros coletivos de Minas Gerais integrados ao Circuito Fora do Eixo. Já realizou 3 edições do Grito Rock, 3 edições do Escambo (festival filiado à Abrafin) e 1 edição do Real Instrumental. Entre 2008 e 2009 representou o Fora do Eixo no Fórum da Música de MG e atualmente tem cadeira no Conselho da Juventude de Sabará. O Fórceps também possui o programa de web rádio Conector, o cineclube CineBrasa e a Festa a Fórceps. Entre os grupos musicais mais próximos ao coletivo estão o 4instrumental (Sabará), Fofoca Erudita (Sabará), Trianon (Sabará), Ram (BH) e Churrasco (Sabará/BH).
Borrachalioteca
A Borrachalioteca surgiu quando Marcos Túlio criou uma biblioteca dentro da borracharia de seu pai, em Sabará. A iniciativa repercutiu em todo o país e foi finalista do prêmio Bom Exemplo 2010 realizado pela Rede Globo Minas e pela Fundação Dom Cabral e vencedor do Prêmio Vivaleitura 2009 na categoria bibliotecas públicas, privadas e comunitárias. A Borrachalioteca tem como objetivos o fomento à prática da leitura, a difusão cultural e o aprimoramento humano e integra a Associação de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tendo amplo diálogo com os principais organismos de fomento à leitura do país.
Ong Leão
Referência na área do meio ambiente, a entidade vem há quase dez anos trabalhando em ações de preservação ambiental e conscientização da população. Tem diversos projetos incentivados pelo governo, inclusive na Chácara do Lessa, espaço de reserva ambiental localizado na região central da cidade. A Ong Leão é a responsável pela iniciativa de criação da CJFS.
Casa da Animação
Depois de morar 17 anos em Portugal, Silvino Fernandes retornou ao Brasil e criou em Sabará a Casa da Animação com o objetivo de fomentar o audiovisual. Além de fazer parte da CJFS a Casa da Animação também possui uma grande e estruturada sede própria no Arraial Velho (Estrada Real) a 3 quilômetros do centro de Sabará. Entre as principais atividades da entidade está o festival Animará que já levou à cidade nomes como Otto Guerra (diretor do filme WoodStock) e Helvécio Ratton (Batismo de Sangue).
Nenhum comentário:
Postar um comentário